
Perto de completar 50 anos, ‘O Feijão e o Sonho’ está de volta pelo projeto Fragmentos, já disponível no Globoplay. O contraste entre sonho e realidade costura a trama da clássica novela. Adaptada por Benedito Ruy Barbosa do romance homônimo de Orígenes Lessa, a produção de 1976 traz um drama sobre as escolhas da vida.
A narrativa acompanha o poeta e escritor Juca Campos Lara (Cláudio Cavalcanti), que deseja ganhar a vida exclusivamente com sua arte, contrariando o pragmatismo de sua esposa, Maria Rosa (Nivea Maria). A trama se desenvolve em quatro fases e, vencido por dificuldades financeiras, Juca resolve trabalhar em outro ramo para sustentar a família e abdica de seu sonho. Lucia Alves, Roberto Bonfim e Roberto de Cleto também fazem parte do elenco.
Teresa Seiblitz comemora a exibição de ‘Explode Coração’ no Globoplay
A história acompanha as diversas fases da vida do casal. O encontro romântico na mocidade, o duro da convivência classe média, os problemas com os filhos. A incompreensão entre o casal toma ainda maiores proporções quando a irmã de Maria Rosa, Creuza, e seu cunhado Gomes, um homem sem cultura mas de grande tino comercial, enriquecem. Comparando o nível intelectual do marido com o do cunhado e sentindo na pele o peso de sua pobreza em relação à fortuna da irmã, Maria Rosa revolta-se ainda mais compelindo Juca a trabalhar em funções que simplesmente o violentam.
Taís Araújo vive delegada em série do Globoplay: “Personagem muito complexa”
Depois de uma guerra de vida inteira, Maria Rosa se defronta com o único filho homem que, apesar de tudo que ela tentara lhe ensinar, sofre do mesmo mal do pai: quer ser poeta, para orgulho de Juca.
A novela foi reprisada entre 02 de maio a 26 de agosto de 1977 no Vale a Pena Ver de Novo.






