
Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, foi um dos convidados do ‘Altas Horas’, neste sábado (16). O youtuber falou pela primeira vez na TV sobre a grande repercussão das denúncias contra Hytalo Santos e sobre “adultização” no Brasil. O youtuber abordou ainda sobre os riscos das redes sociais para crianças e adolescentes.
“O mais difícil foi reunir essas informações, porque parte da demora… Demorei um ano para postar o vídeo. Eu ficava vendo aqueles materiais e ficava com tanta agonia, tanto amargor na boca que, pela minha saúde mental, eu pensava: ‘Vou dar um tempo nisso, vou fechar o notebook e volto amanhã’”, contou o youtuber.
Ana Maria Braga menciona Felca no ‘Mais Você’ e alerta: ‘Entendam o risco’
O youtuber comentou que a ideia para o vídeo surgiu de sua indignação. “Eu observei que (havia) esse movimento na internet, de crianças produzindo conteúdo, e o público era dividido. Tinha outras crianças consumindo, alguns pais, mas tinha naquele público, também, pedófilos”, explicou.
Ele falou sobre o movimento ‘inocente’ dos conteúdos. “Um conteúdo que, se eu mostrasse para você sem dar o contexto, você ia falar que é inocente. Uma criança brincando, se divertindo com as amigas… Mas existiam pedófilos ‘cantando’ aquelas crianças. Você vai vendo aquilo, aquele movimento acontecendo, pessoas que produzem conteúdos com crianças, que às vezes adultizam propositalmente a criança… Se você não sente uma indignação, você não é um ser humano. E eu senti uma indignação. Tinha um público, e falei”, completou.
Ameaças
Sobre ameaças que passou a receber, Felca disse que sabia o que estava fazendo. “Algumas ameaças, sim, algumas críticas, movimentos de difamação, de tentar descredibilizar. Eu e meus amigos sabíamos o que estávamos fazendo, que era grande, tudo era esperado. Mas, sinceramente, quem tem que ter medo são eles, não uma pessoa que está denunciando, quem tem que ter medo são os pedófilos”, disse.
Felca relata ameaças após vídeos com denúncias: “vontade de chorar”
Ele disse que a ‘ficha’ tá difícil e cair. “Observei na internet esse movimento de crianças produzindo conteúdo e o público era dividido entre crianças e pais, mas tinha pedófilos. Se mostrar, eram conteúdos inocentes, crianças brincando, se divertindo, mas tinha pedófilos ‘cantando’ aquelas crianças. Você vê aquilo, vê pessoas que adultizam propositalmente a criança, se você não sente uma indignação, não é ser humano. Eu senti uma indignação, tinha um público e falei. Liguei minha câmera no meu quarto e causou um movimento tão gigantesco que está sendo nebuloso, meio difícil de cair a ficha”, analisou.
Prisão
A publicação de Felca no Youtube tem mais de 40 milhões de visualizações e acelerou o processo de investigação do caso, que já tinha a atenção das autoridades da Paraíba. Hytalo Santos foi preso na sexta-feira (15), em São Paulo, após virar alvo de uma investigação pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de menores de idade.






