Portal MSN

Novo reality ‘Copia e Cola’ estreia no Mais Você

No quadro, os participantes que conhecem o básico da gastronomia terão que reproduzir pratos de chefs consagrados.

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.
Participantes do Copia e Cola com Ana Maria (Globo/João Cotta)
Participantes do Copia e Cola com Ana Maria (Globo/João Cotta)

Um dos precursores em competições de culinária na TV, o ‘Mais Você’ estreia nesta segunda-feira, dia 22 de abril, mais um quadro voltado ao tema: o ‘Copia e Cola’. O novo reality de Ana Maria Braga receberá seis cozinheiros amadores anônimos que vão realizar, durante cinco dias, provas em que terão que copiar pratos criados por chefs famosos. Quem se der melhor leva para casa o prêmio de R$ 15 mil.

- Continua após o anúncio -

Na dinâmica do jogo, os participantes têm acesso apenas à receita e à iguaria pronta — eles não podem provar o prato original. A partir daí, têm que preparar a versão mais fiel possível daquela criação, tanto em sabor quanto visualmente. A cada dia, o participante com a menor nota é eliminado. Os pratos são avaliados por um júri composto por Jimmy McManis e Guga Rocha, fixos nesta primeira edição, e por um convidado: o chef autor da receita do dia. Haja responsabilidade!

Segundo Ana Maria Braga, o objetivo do ‘Copia e Cola’ é, antes de tudo, entreter. “São pessoas comuns que cozinham o básico do dia a dia, preparando receitas elaboradas e lindíssimas. Nosso objetivo é que eles reproduzam algo próximo ao prato que estão copiando e, principalmente, se divirtam. Para isso, damos a receita, os ingredientes e, nesse meio tempo, ainda propomos alguns desafios, que vão fazer com que o ‘Copia e Cola’ fique ainda mais animado. Tenho certeza que as pessoas vão curtir muito”, adianta a apresentadora.

Quem são os participantes do ‘Copia e Cola’

O que uma advogada, um fotógrafo, uma designer de moda, outra de calçados, um profissional do ramo alimentício e um turismólogo têm em comum? Os seis são os primeiros participantes do ‘Copia e Cola’, o novo quadro do ‘Mais Você’. A intimidade com a cozinha, eles confessam, é só a da comidinha caseira. Quanto à expectativa para o início da competição, outra coincidência: a ansiedade é unanimidade por enquanto.

- Continua após o anúncio -

Daniel é fotógrafo, tem 37 anos e diz ser competitivo. “Fico confortável em fazer o trivial, nada muito elaborado. Acredito que a apresentação seja o primeiro ponto para atiçar o paladar, pois quando se gosta do que se está vendo, todo mundo come com mais vontade”, afirma. Na disputa, ele destaca que ajudaria os companheiros. “Ajudaria a ganhar o segundo lugar, já que o título já é meu”, brinca.

Advogada, Nivalma, de 51 anos, se intitula uma cozinheira divertida. “Me divirto cozinhando e, no ‘Copia e Cola’ não será diferente. Claro que tem um frio na barriga, mas estou muito disposta e um pouquinho preocupada, porque se os pratos exigirem uma apresentação visual maior, posso me atrapalhar”, confessa, destacando que sempre gosta de dar um toque pessoal às receitas.

- Continua após o anúncio -

Marco Antonio, de 40 anos, se autointitula um cozinheiro criativo. “Gosto de misturar tudo”, adianta o profissional que trabalha com gestão de empresas alimentícias. “Faço bem a comida básica, e minha especialidade é culinária mineira e italiana. Já meu ponto fraco são os frutos do mar, pois sou alérgico, e preparar algo que não posso provar é muito complicado”, explica.

Designer de calçados, Cacá está animada com a disputa. “Mas tenho dificuldades em seguir receitas, porque gosto muito de inventar”, adianta, e confessa que os doces não são seu forte. “Doce tem que ser feito à risca e isso para mim é muito difícil”. Com 37 anos, ela conta que aprendeu o que sabe na cozinha com sua mãe. “Me considero uma ótima cozinheira. Pelo menos para meu marido, meu filho e meus amigos, eu sou”, avisa.

“Comidinhas de casa, com sustância, que alimentam”. Este é o forte de Tai, designer de moda de 34 anos. O mais difícil, para ela é o pré-preparo. “Picar tudo pequenininho é muito difícil”, diz. Ansiosa com o início da competição, ela afirma que vai garantir a diversão do quadro. “Não tenho vergonha de pagar mico, de rir de mim mesma. Estou bem nervosa, mas vou dar o meu melhor e tentar fazer tudo bem bonitinho”, destaca.

Um cozinheiro criativo. É assim que o turismólogo Hooper, de 41 anos, se define. “Não sigo receitas. Vou no olhômetro e sempre sai tudo ótimo e com um toque personalizado”, fala, fazendo graça. No ‘Copia e Cola’ ele confessa que quer tentar colocar seu toque pessoal também “Como bom aquariano, preciso colocar minha criatividade em tudo o que faço. Nem que seja em um enfeite, vou dar um jeito”, entrega.

Depois de quase 20 anos, Ana Maria reencontra Palmirinha

O ‘Mais Você’ e os realities culinários 

O matinal ‘Mais Você’ foi um dos primeiros programas a propor competições de culinária na TV e hoje conta com realities de gastronomia, comandados por Ana Maria Braga, que são exibidos ao longo de todo o ano. A culinária sempre esteve presente como um dos carros-chefes do programa e os realities chegaram para mostrar isso de outra forma.

“Nossos realities não são simplesmente a competição pela competição. As pessoas em casa aprendem muito também, porque mostramos os workshops, colocamos tudo na internet, damos a receita. Além de todo o conteúdo, fazemos questão que haja um ensinamento para quem tiver interesse, em casa, de aprender também”, afirma Ana.

O ‘Super Chef’, foi o primeiro — estreou em setembro de 2008. Depois de mais duas temporadas, em 2012, o quadro apresentou uma versão especial, o ‘Super Chef Celebridades’, que está no ar até hoje com participantes personalidades do meio artístico. Desde 2009, o ‘Mais Você’ passou ainda a exibir uma versão infantil: o ‘Super Chefinho’, com artistas mirins. O programa tem ainda o ‘Jogo de Panelas’ que foi ao ar pela primeira vez em 2011, onde anônimos têm a chance de virar chefs de cozinha por uma semana. Em 2017, mais um reality na grade do matinal: o ‘Fecha a Conta’, formato original da Globo em que cada participante – chefs profissionais – entram com um crédito de R$ 20 mil para a compra de ingredientes que serão utilizados na preparação dos pratos e que dá como prêmio ao vencedor o valor restante das compras.

O reality culinário ‘Copia e Cola’ tem direção de Luiz Castilho. O ‘Mais Você’ tem direção geral de Vivi De Marco e Frederico A. de Oliveira e vai ao ar de segunda a sexta, após o ‘Bom Dia Brasil’.

Veja também:

Ana Maria Braga chora durante o “Mais Você”

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.