
Criada nos anos 1970, a série Chaves, de Roberto Bolaños, se tornou um fenômeno cultural que transcendeu fronteiras e gerações. Entretanto, ao longo de mais de cinco décadas de exibição em diversos países, alguns episódios geraram controvérsias significativas, resultando em censuras, edições ou debates acalorados entre fãs e especialistas em conteúdo infantil. Além disso, a obra, que retratava o cotidiano de crianças em uma vila com humor característico da época, acabou colidindo com padrões modernos de programação infantil, o que levou emissoras a reavaliar e modificar conteúdos. O Área VIP elaborou uma lista exclusiva com os episódios classificados como os mais polêmicos, extraídos de fóruns de internet e opinião de fãs e telespectadores.
Vila do Chaves tem um segredo que ninguém sequer imaginou sobre suas origens
1. “O Dia das Crianças” (1979)
Este episódio gerou debates por mostrar as diferenças sociais de forma muito explícita entre as crianças da vila, com algumas recebendo presentes caros e outras nada. Além disso, algumas emissoras consideraram o conteúdo muito melancólico para uma data comemorativa.
2. “O Calo do Senhor Barriga” (1977)
Considerado um dos mais controversos, pois Chaves inadvertidamente causa ferimentos no Senhor Barriga. Em resumo, muitas emissoras optaram por não exibir este episódio por considerarem a violência excessiva para o público infantil.
3. “A Fonte dos Desejos” (1977)
Este episódio teve diferentes versões ao longo dos anos. Em resumo, a versão original mostrava situações inadequadas para crianças, levando a edições posteriores com cortes significativos.
4. “Chaves Boxeador” (1977)
O episódio gerou polêmica, pois glorificava a violência através do boxe. A equipe realizou a edição de algumas versões para reduzir as cenas de luta, enquanto outras foram completamente removidas da programação infantil.
5. “A Máquina Fotográfica” (1977)
Existem pelo menos três versões diferentes deste episódio, cada uma com piadas e situações distintas. Além disso, os fãs ainda debatem qual é a versão “original” e por que foram feitas tantas alterações.
6. “O Desjejum do Chaves” (1977)
Este episódio foi polêmico por abordar de forma muito direta a fome e pobreza do Chaves. Em resumo, algumas emissoras consideraram o conteúdo muito pesado para crianças e fizeram cortes ou removeram completamente.
7. “A Televisão” (1977)
Episódio polêmico por criticar abertamente a programação televisiva e fazer piadas com outros programas da época. Além disso, algumas versões não tinham referências específicas a programas e personalidades reais da TV mexicana.
8. “O Restaurante da Dona Florinda” (1978)
Gerou controvérsia por mostrar situações relacionadas ao trabalho infantil, com Chaves ajudando no restaurante. Entretanto, algumas cenas foram que receberam o título de inadequadas por potencialmente normalizar crianças trabalhando em estabelecimentos comerciais.
9. “A Festa da Boa Vizinhança” (1977)
Este episódio teve diferentes finais em diferentes transmissões. Por fim, a versão original tinha um final mais sombrio que foi posteriormente alterado para ser mais adequado ao público infantil.
10. “O Livro de Animais” (1981)
Um dos últimos episódios controversos, onde algumas piadas receberam a classificação de inadequadas. Entretanto, existem versões que receberam censura ou não, e os fãs ainda debatem sobre qual versão é a “oficial”.
Colaborou: Reginaldo Lemos






