
Na tarde desta terça (11/11), a TV Globo exibe o filme “As Branquelas”, um verdadeiro clássico da Sessão da Tarde. Além disso, hoje é o dia de uma famosa promoção de uma varejista que coloca Terry Crews reproduzindo cenas icônicas desse filme em seus comerciais.
+ Adeus de Chiquinha deixa fãs emocionados após doença da atriz
7 curiosidades sobre o filme As Branquelas que muita gente ama:
+ Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto e cirurgia
- Sucesso só no Brasil: muitos não sabem, mas esse filme foi um fracasso de bilheteria nos EUA, e nem eles conseguem explicar o sucesso que o longa fez no Brasil. Contudo, muitos atribuem à dublagem brasileira, que é considerada uma das melhores do mundo. A dupla protagonista é dublada por ninguém menos que Nizo Neto, a voz do Presto de Caverna do Dragão, Ferris Bueller de Curtindo a Vida Adoidado, entre tantos outros; e Duda Ribeiro, voz do Kurama de Yu Yu Hakusho, do Franky de One Piece, entre muitos mais.
- Remake: não é uma informação oficial, mas esse filme é praticamente um remake de Quanto Mais Quente Melhor, clássico de Billy Wilder de 1959 com Marilyn Monroe, Tony Curtis e o gênio Jack Lemmon, indicado a seis Oscars.
- Nome diferente: o filme foi lançado no dia 23 de junho de 2004, nos EUA, com o nome original de “White Chicks”, que seria algo como “Minas brancas”. Já no Brasil, o filme estreou em 27 de agosto com o nome icônico “As Branquelas”.
- Filme família: os protagonistas de “As Branquelas” são irmãos de verdade. O diretor da produção, Keenen Ivory Wayans, também é irmão de Marlon e Shawn Wayans. E eles também são irmãos de Damon Wayans, o Michael de Eu, a Patroa e as Crianças. Quanto talento em uma família só!
- Quase brasileiro: esse filme integra um grupo seleto de obras que tiveram mais destaque no Brasil que em outras partes do mundo, por algum tipo de identificação maior que o nosso povo teve com a obra. Nesse rol, podemos incluir “Eu, a Patroa e as Crianças”, “Todo Mundo Odeia o Chris”, o próprio “Chaves”, o anime “A Princesa e o Cavaleiro”, entre outros.
- Chá de cadeira: os atores principais precisavam ficar 7 horas se maquiando em cada dia de filmagem.
- As Branquelas teve repercussão ruim por parte da crítica especializada. No site Rotten Tomatoes, o filme tem 15% de aprovação com base em 122 críticas e uma classificação média de 3,7/10, com o consenso de que a atração é uma “comédia estúpida, boba e óbvia”. Já do público, tem 55% de aprovação, considerado mediano (e o público brasileiro deve puxar bastante esse número).
MEXICANOS SE IMPRESSIONAM COM O SUCESSO DE CHAVES NO BRASIL
O seriado mexicano Chaves é um sucesso no Brasil, exibido há décadas pelo SBT… Leia Mais!
Colaborou: Vinícius Carvalho






