BBB 21: Ana Maria causa polêmica ao citar ”racismo reverso” ao criticar fala de Lumena

Além do termo pra lá de polêmico, a apresentadora do matutino da Rede Globo também empregou na frase a palavra ''mulato''

0
BBB 21: Ana Maria causa polêmica ao citar ''racismo reverso'' para criticar fala de Lumena - Foto: Reprodução/ Rede Globo
BBB 21: Ana Maria causa polêmica ao citar ”racismo reverso” para criticar fala de Lumena – Foto: Reprodução/ Rede Globo

No programa ”Mais Você” dessa segunda-feira (01º), a apresentadora Ana Maria Braga usou o temo “racismo reverso” para criticar uma fala da participante Lumena no “BBB 21“. Na ocasião, a famosa citou um trecho onde a participante falava sobre Carla Diaz, que também está no reality show da Rede Globo.

+Ana Maria Braga fala sobre a volta aos estúdios em São Paulo

Ao vivo, Ana Maria causa polêmica ao citar termo ”racismo reverso”

Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí é um racismo reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso.“, disparou logo a princípio a apresentadora na ocasião.

Logo na sequência, o repórter Ivo Madoglio endossou o discurso dizendo que não pode ter uma “rivalidade entre brancos e negros”.

Por fim, Ana Maria opinou, em seguida: ”Tem coisa melhor que a mistura, que dá o mulato, que dá o jambo maravilhoso, que é a maioria do brasileiro. Fazer um preconceito reverso nessa é uma bobagem, é uma pena perder esse tempo.”, continuou na ideia.

+BBB21: Caio conversa com Projota e pede perdão

Saiba mais

Enfim, o termo “mulato” também é discutido atualmente por ter uma conotação racista, se referindo ao animal “mula”, que nasce da junção de duas espécies. Desse modo, o IBGE usa os termos “pretos” e “pardos” para se referir à população que compõe a comunidade negra no Brasil.

Além disso, nas redes sociais, a fala de Ana Maria Braga foi duramente criticada. ”Gente, alguém explica para a Ana Maria o conceito de branquitude. Não é sobre um indivíduo, mas sobre um sistema de opressão. É muito delicado usar um espaço como esse para falar sobre racismo reverso. A pauta é urgente e precisa ser tratada com o cuidado que merece.”, destacou logo a princípio uma internauta. ”Alguém explica branquitude pra Ana Maria e avisa que não existe racismo reverso.”, salientou outro, posteriormente.

Globo é processada por ex-funcionários que trabalhavam no BBB: “Condições degradantes”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here