Quinze anos no ar, um dos maiores acervos sobre o mundo artístico e televisivo brasileiro, milhões de visitantes cativos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Estas são algumas das conquistas... Leia mais:

AV-15anosQuinze anos no ar, um dos maiores acervos sobre o mundo artístico e televisivo brasileiro, milhões de visitantes cativos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Estas são algumas das conquistas que fazem do Área Vip um dos grandes sites de entretenimento e variedades da Internet brasileira. Tendo os famosos e a televisão como foco principal, Área Vip se destacou pela abrangência deste conteúdo, que se expandiu ao longo do tempo agregando assuntos variados, apostando alto nos elementos multimídia e investindo na interatividade com o público. Agora, comemorando uma década e meia de atividades, nós do Área Vip estamos estreando um novo formato cheio de novidades. Mas, antes de falar sobre o que há de novo, vamos viajar no tempo e saber um pouco mais sobre a trajetória do Área Vip? Embarque nessa com a gente:

Foi no final de 1999, perto da virada do século, direto da capital de São Paulo que o Área Vip estreou na Internet. O que a princípio era uma simples home page vinculada ao programa Rádio Show apresentado pelo comunicador Fabinho Almeida na Rede American Sat de Rádio, se tornou um verdadeiro portal de variedades, um dos pioneiros sobre o mundo dos famosos e bastidores da televisão na Internet. Em pouco tempo, Área Vip ganhou espaço entre artistas e fãs, emissoras e telespectadores, jovens e adultos, homens e mulheres das mais diferentes idades. Internautas que entram diariamente na “Área” para se informar, se divertir e interagir com o nosso conteúdo de variedades.

Nos primeiros anos de vida, em uma realidade completamente diferente dos dias atuais, o site “remou” firme superando as dificuldades de uma época onde navegar na Internet era “nadar contra a maré”: conexão através de linha discada, lenta, e com acesso restrito apenas pelo computador. Como a banda larga era artigo de luxo e celulares ainda não tinham câmeras e muito menos Internet, postar fotos e vídeos publicamente não era nada fácil e nem habitual como é hoje, até mesmo porque as redes sociais ainda não existiam.

Mesmo diante de todas as limitações iniciais, Área Vip acompanhou as principais transformações da mídia digital que abriga seu formato, antecipando o que vinha pela frente. Com a chegada dos primeiros reality shows, passamos a ser pioneiros na cobertura deste formato de programa, com direito a enquetes sobre os rumos da disputa e dos seus participantes. Também saímos na frente na cobertura da disputa pela audiência das emissoras de TV, tanto no Ibope como no extinto Datanexus. Antecedendo as redes sociais, a interatividade se tornou presente através de salas de bate papo e fórum de discussão onde nossos visitantes debatiam sobre novelas, realitys e bastidores da tv. Com o surgimento do Orkut, fomos o primeiro do nosso seguimento a ter uma comunidade, promovendo uma nova forma de interagir com o nosso público, além de passar a acompanhar os passos dos famosos que começavam a migrar para as redes sociais. Mantendo as raízes do rádio, seu veículo embrionário, sem deixar de inovar, retransmitimos ao vivo a Rádio Show Net, webrádio interativa que trilhou seu próprio caminho dentro e fora da Internet.

Se não bastasse extravasar todas as possibilidades dentro do formato digital daquele período, navegamos além das fronteiras do computador chegando a outras mídias. Área Vip virou programa de Rádio, coluna de revista e esteve presente em rede nacional nas maiores emissoras de TV aberta do país como Record, Rede Tv, Gazeta, Band.. (veja mais abaixo em agradecimentos).

AV-15-anos-fases

O que era mais um de vários projetos de seu criador, foi se tornando sua principal aposta. O pequeno site inicialmente hospedado no extinto e limitado provedor gratuito HPG, passou a ter números de audiência de “gente grande”, o que nos levou a investir em novos servidores, mais potentes, para poder juntar tanta gente na “Área” simultaneamente. Novos layouts foram lançados, logotipos mais elaborados e a busca por ferramentas para facilitar a publicação do conteúdo que crescia a cada dia.

Com a estrutura necessária, era hora de ganhar a mesma confiança que o público e a mídia nos deram agora junto ao mercado publicitário. Aos poucos, agências, anunciantes e parceiros comerciais foram nos descobrindo, experimentando nossos resultados e a força da nossa audiência. Isto proporcionou uma estruturação ainda maior e a preocupação com uma linha editorial cada dia melhor.

Embora desde o início a proposta do Área Vip era ser bem mais do que apenas um site de fofocas, por muitas vezes fomos rotulados simplesmente assim. Houve quem nos considerasse como um blog e quem nos visse como revista eletrônica. Independente da nomenclatura do formato, a idéia era se tornar um canal de conteúdos consistentes, relevantes, que pudessem fazer parte do cotidiano das pessoas. Além de cobrir o mundo dos famosos, TV, bastidores, novelas, reality shows e o universo artístico e televisivo em geral, havia a intenção de sermos ainda mais abrangentes e atingir outros interesses do nosso público alvo. Isto nos motivou a trazer para a Internet profissionais que já brilhavam em outros veículos abordando temas de suas áreas de especialidade. Foi assim com a culinarista e apresentadora Palmirinha Onofre que estreou na Internet na primeira parte dos anos 2000 através do Área Vip onde comandou nosso canal de culinária por vários anos. O crítico de TV da rádio Jovem Pan, José Armando Vannucci, também estreou na Internet aqui com a gente, trazendo o seu olhar crítico sobre a Televisão. Os conteúdos divertidos, vídeos e fotos virais que se espalhavam pela web começaram a aparecer por aqui anos antes do surgimento das redes sociais e de plataformas como o Youtube serem lançadas, através da coluna Internetando, com toda a irreverência do fundador do Área Vip, o comunicador Fabinho Almeida. Beleza e Saúde também teve seu espaço garantido na “Área”: Dr. Roberto Tullii, um dos maiores especialistas em medicina estética, também esteve colaborando com a gente. Maria Eugenia Cerqueira, conhecida pelas valiosas orientações em programas femininos da televisão, nos trouxe diversas dicas para facilitar o dia-a-dia da mulher moderna. Embora estas e outras colunas terem nos dado a honra de um conteúdo de qualidade sob o comando de personalidades que abrilhantaram nossas páginas, talvez nenhuma outra tenha dispertado tanto interesse do público como o nosso espaço Astrológico, comandado por um dos maiores astrólogos e radialistas do país, Cícero Augusto. Além de estar com a gente desde o início até os dias atuais, Cícero foi um colaborador e incentivador presente em todas as fases do nosso Área Vip.

O sucesso das colunas nos inspirou a darmos abertura para assuntos como saúde e beleza, moda, teatro, cinema, universo teen, carnaval, ensaios sensuais, mensagens de reflexão, enquetes sobre temas variados, além de ampliar ainda mais a cobertura dos principais eventos e premiações.

Nossa trajetória de apostar em novidades nos levou a transmissão de uma produção áudio visual ao vivo: Em parceria com a LT3 estúdios transmitimos a primeira temporada do Programa Pipoca.com, atração com convidados famosos num descontraído bate papo, com a participação ativa dos nossos visitantes.

Todas estas iniciativas bem sucedidas só foram possíveis graças a nossa equipe que sempre foi um grande time, com profissionais que foram muito mais do que colaboradores, verdadeiros legionários que vestiram nossa camisa e nos apoiaram nas mais diferentes fases, nos ajudando a chegar até aqui e nos levando para além de onde poderíamos imaginar. Na cobertura de eventos, esteve com a gente um dos maiores fotógrafos de celebridades do país, Luizinho Coruja, que por vários anos foi nosso fiel escudeiro repórter em São Paulo. No Rio de Janeiro, Luciana Marques, redatora e repórter que continuou sua trajetória de sucesso na Globo.com. Davi Paes E Lima registrou as badalações dos artistas em Florianópolis. Mais recentemente, Ivo C. Junior na cobertura de eventos e a blogueira Gisele Santos, importantes colaboradores do nosso conteúdo. Na parte de divulgação e apoio em várias frentes, a jornalista e assessora Kátia Alves, a quem devemos grande gratidão por ter sido nosso braço direito em tempos difíceis que semearam as grandes vitórias. Hoje, Kátia está na Revista TiTiTi com o colunista Dudu Braga, o Segundinho, outro importante incentivador que faz parte da nossa História. E como não agradecer toda a dedicação de Wandreza Fernandes, nossa editora, que cuida com tanto carinho do conteúdo que chega até você?!

E para que o Área Vip chegasse brilhando aí na sua tela por tantos anos, aqui nos bastidores muitas foram as madrugadas a dentro de árduos trabalhos técnicos com o suporte de verdadeiros heróis, que em dias e noites de diversidades técnicas foram nossos anjos da guarda na busca pelo melhor ajuste e performance: Gabriel Mendes de Curitiba, Roger Fernandes da Alien Estúdios/Espanha e nosso grande parceiro Jorge Maia/Datalinux Brasil a quem temos grande gratidão por tantas empreitadas ao nosso lado.

Nestes anos, muitos foram os parceiros, apoiadores e incentivadores que ajudaram nos nossos mais diversos projetos. Entre, emissoras de TV e Rádio, assessorias de imprensa, agências de fotos, notícias e profissionais da publicidade e da mídia, são muitos os quais participaram ou contribuíram de alguma forma com a gente e terão para sempre nossa gratidão. Seria impossível lembrar de todos, mas aí vai nosso obrigado à alguns deles:

No Rádio: Marisa Cordeiro, Marco António, Luiz Benite, Marcelo Verona, Décio Piccininni, Toninho Felzener e Fernando Lemme (Rede American Sat/Brasil); Rubens Palli, Cícero Augusto, Ricardo Leite e Rony Magrini(Super Rádio, Iguatemi e Tupi AM/SP); Célio Guimarães (Gazeta AM/SP), Paulinho Boa Pessoa (Rádio Capital/Brasil), Moisés da Rocha (Nova Uni/Cumbica AM), João Ferreira (Rádio Record/Brasil), Adriano Carlos (Rede Transmineral/MG) e Ênio Ferreira (Cultura AM/Santos). Impressos: Magaly Prado (Jornal Agora SP) e equipe das revistas Alô TV e Tititi. Na televisão (emissoras, programas, apresentadores e equipe de produção): Sonia Abrão/A Tarde é Sua (RedeTV) e Falando Francamente (SBT); Nani Venâncio e Ney Gonçalves Dias/Manhã Mulher e A Tarde é Show (TVJB e Rede Brasil de Televisão); Claudete Troiano/Pra Valer e Gilberto Barros/Boa Noite Brasil (Band); Ronnie Von e a produtora Juliana Minossi/Todo Seu (TV Gazeta); Leonor Correa, Monique Evans, Ronaldo Esper, Marisa Carnicelli, Vida Vlatt, Olga Bongiovani e Luciana Giemnez / programas A Casa é Sua, Manhã Maior e Superpop (RedeTV); Meiri Borges, Rafael Faria e Paulo Salgado / Versátil e Atual (Rede Família de Televisão); Celso Zucatelli, Edu Guedes, Chris Flores e Gianne Albertoni, e os diretores Bruno Gomes e Thaís Angelucci / Hoje em Dia (TV Record). Os estúdios i9 (Rede Família/Márcia Brechó e equipe), GGP (TVJB), Ases Produções (Evê Sobral) e Câmera 5 (RedeTV/Elias Abrão e equipe). Projetos audiovisuais: a equipe da LT3 estúdios, Carlos Costa, Márcia Anderson, os diretores Márcia Ciúcio e Eduardo Dias e toda equipe de produção. Parceiros na Web: Portal Pop, Hi-Midia, Boo-Box, Google Inc e agências associadas.

Vale citar também alguns amigos que deram seu importante apoio: Anna Pires, Zélia Mello, Patrícia Maria, Nádia Góes, Vicentini Gómez, Gabriel Lima, Zé Luiz Piedade, Carlos Oliveira, Renata Sartorio e claro, todos os fãs e seguidores no facebook, twitter, Google+ e Instagram que diariamente espalham os destaques do Área Vip pela rede.

av-responsive

O ano de 2015 chegou e com ele um período economicamente difícil para o Brasil, onde nós do entretenimento, embora também afetados pela crise, temos a oportunidade de levar ao grande público um pouco de suavidade aos dias difíceis, e com isto cativar mais pessoas e consolidar nossas atividades”.

Fábio Almeida / Área Vip

E finalmente estamos aqui. 15 anos de história e um novo capítulo: a estréia de um novo Área Vip. Novo layout, um projeto inovador e extremamente moderno, com design responsivo, multi-telas, que se adapta a qualquer dispositivo, seja um pequeno smartphone, um tablet de tamanho médio ou até mesmo uma Smart TV de grandes polegadas. Os conteúdos agora estão agrupados por categorias e destacados por todo nossa página principal, ajudando o visitante a encontrar seu espaço na Área, ficando assim logo de cara por dentro do seu assunto de interesse. A exibição de fotos e vídeos usam de efeitos que enchem a tela do visitante, sem comprometer na performance de navegação. Além disso, nossa nova plataforma facilita o trabalho da nossa equipe no processo de publicação dos conteúdos e possui poderosas ferramentas para novos projetos os quais em breve anunciaremos para você. Aguarde, pois estamos preparando muitas outras novidades que vão te surpreender!

“O ano de 2015 chegou e com ele um período economicamente difícil para o Brasil, onde nós do entretenimento, embora também afetados pela crise, temos a oportunidade de levar ao grande público um pouco de suavidade aos dias difíceis, e com isto cativar mais pessoas e consolidar nossas atividades”. É assim que o nosso diretor e os colaboradores do Área Vip enxergam este momento, não se retraindo perante a qualquer dificuldade e investindo no agora de olho no que vem pela frente.

Os anos se passaram e uma nova era chegou. Alguns ídolos se foram outros talentos surgiram, as redes sociais se proliferaram e nós aqui estamos, na “Área”, prontos para contar história e publicar o que há de novo agora, e tudo mais que virá pela frente.

Estamos em festa, honrados pela história que construímos, gratos pela sua audiência e pela confiança de todos vocês que nos apoiaram, curtiram e visitaram o Área Vip em todos estes quinze anos. E é assim que pretendemos continuar escrevendo nossa trajetória na comunicação, retribuindo a todos com um conteúdo de qualidade, buscando a inovação, integrando mídias e interagindo de todas as formas possíveis com você. Acreditamos que este é o caminho para termos muitos outros quinze anos para comemorar pela frente juntos com quem visita diariamente este Área onde Quem é Vip sempre aparece! Muito Obrigado!

COMENTÁRIOS