
A dançarina Carla Perez rompeu o silêncio e comentou pelas redes sociais, nesta última segunda-feira, 16 de fevereiro, sobre ser acusada de racismo por subir nos ombros de um segurança negro no carnaval de Salvador.
A cena foi registrada no domingo (15), quando Carla Perez puxou pela última vez o trio ‘Pipoca Doce’, gratuito, para o folião pipoca, no circuito Osmar (Campo Grande). O momento marcou o encerramento do projeto, que começou como bloco ‘Algodão Doce’ para foliões pagantes e se consolidou como um dos pioneiros ao pensar a festa especialmente para crianças.
+ Flávio Bolsonaro se revolta após ataques da Niterói à família
Em sua nota oficial, Carla afirmou que seu objetivo era realizar ‘uma despedida inesquecível, à altura do que o Pipoca/Algodão Doce representou para o carnaval de Salvador’. “Eu subi nos ombros do segurança para conseguir ter o contato físico e, portanto, estar mais próximo das minhas crianças, em momentos pontuais do percurso, devido a minha estatura”, justificou.
A artista, no entanto, reconheceu o impacto da imagem. “A imagem que ficou é dura, e eu reconheço isso. Ainda que a intenção tenha sido boa, a cena reproduz simbologias que nos atravessam enquanto sociedade. Remete a desigualdades históricas que estruturam o nosso país e que jamais podem ser naturalizadas. Nada justifica. Absolutamente nada”, afirmou.
Pronunciamento de Carla Perez
A artista ainda lamentou o ato e declarou estar consciente da dimensão histórica do carnaval de Salvador. “Peço desculpas, de forma direta e sincera. Reconhecer o erro é o primeiro passo. O segundo é agir”, disse. No texto, ela destacou ainda que a festa é construída majoritariamente por pessoas negras.
+ Jair Renan exige que Bolsonaro seja liberto da prisão e causa com revelação
“Ele é expressão de resistência, cultura e potência. Tenho consciência da responsabilidade histórica que isso carrega. Errei. Reconheço. E, mais uma vez, peço desculpas.”
Carla, no entanto, finalizou reafirmando seu compromisso no enfrentamento ao racismo estrutural. “Reafirmo meu compromisso inegociável de combater qualquer prática ou simbologia que reforce o racismo estrutural”, concluiu, dizendo estar emocionada com a despedida e agradecendo a compreensão do público.
OBAMA CONFIRMA EXISTÊNCIA DE ETS
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, sendo o primeiro e único preto da história a liderar o país, comentou em entrevista as teorias sobre vida extraterrestre. De acordo com o ex-líder norte-americano, os ETs existem… LEIA MAIS!






