Portal MSN

MSN

Francisco Cuoco: Confira as novelas com o ator disponíveis no Globoplay

O artista teve uma carreira de sucesso na teledramaturgia com papéis marcantes

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Francisco Cuoco ficou marcado por papéis de sucesso – Globo/Divulgação

O mundo perdeu um grande nome da dramaturgia nesta quinta-feira (19). Francisco Cuoco morreu aos 91 anos, mas deixou um legado de personagens icônicos na teledramaturgia brasileira. Ao longo de quase seis décadas de carreira, o ator esteve em mais de 50 folhetins, incluindo as parcerias inesquecíveis com a autora Janete Clair como em  ‘Pecado Capital’ e ‘O Astro’.

Recentemente, o ator foi homenageado na série Tributo, que relembrou grandes momentos de Francisco Cuoco na televisão. Seu último personagem fixo foi em Segundo Sol, escrita por João Emanuel Carneiro, de 2018. Este e outros trabalhos marcantes do ator podem ser assistidos no Globoplay.

Regina Duarte e outros famosos lamentam a morte de Francisco Cuoco

Pecado Capital (1975)

Francisco Cuoco interpretou o taxista Carlão, na primeira versão da novela, escrita por Janete Clair. Ele encontra em seu carro uma mala de dinheiro deixada por assaltantes de banco em seu táxi.  Com drama de consciência, ele fica em dúvida se entrega à polícia ou usa o dinheiro para resolver seus problemas. O último capítulo da obra trouxe uma cena que entrou para o cânone da TV brasileira, com a morte do protagonista, baleado enquanto segurava a mala de dinheiro.

O Astro (1977)

O vidente Herculano Quintanilha foi outro personagem de Cuoco que fez sucesso entre os telespectadores. O vidente é traído pelo companheiro de trapaças, Manuel José da Silva, o Neco (Flávio Migliaccio), que foge com o dinheiro angariado para a reforma. Na trama, o ilusionista se envolvia com Amanda, vivida por Dina Sfat, atriz com quem Francisco formou par romântico em diversas tramas.

O Salvador da Pátria (1989)

Em 1989, Francisco Cuoco deu vida ao ambicioso Severo Branco em ‘O Salvador da Pátria’, prefeito de Tangará. Apesar da postura conservadora, o político sedutor escondia casos extraconjugais, e foi o romance tórrido com a jovem Marlene (Tássia Camargo) que entrelaçou os caminhos de Severo e Sassá (Lima Duarte).

O Outro (1987)

Na trama de Agnaldo Silva, Francisco Cuoco viveu dois protagonistas. O milionário Paulo Della Santa e o mecânico Denizard tiveram suas vidas cruzadas um belo dia em Copacabana, no Rio de Janeiro. Neste encontro, Paulo morre em uma explosão e Denizard perde a memória. Ao voltar a si, Denizard é confundido com Paulo e assume o lugar do empresário nos negócios e na família Della Santa.

Da Cor do Pecado (2004)

A obra que marcou a estreia de João Emanuel Carneiro como autor de novelas também contou com a participação de Francisco Cuoco. O ator deu vida ao pai de santo Pai Gaudência, mentor de Pai Helinho (Matheus Nachtergaele), um vigarista que aplicava golpes sob a falsa conexão com espíritos. Uma curiosidade é que o visual de Helinho para a novela foi inspirado nos figurinos de Herculano Quintanilha, personagem de Cuoco em O Astro.

Segundo Sol (2018)

O último trabalho de Francisco Cuoco como personagem fixo de uma novela foi em Segundo Sol, exibida em 2018. O veterano deu vida a Nestor Maranhão, um ex-guerrilheiro dos anos 1970 que não escondia sua paixão por Naná, personagem de Arlete Salles. Depois, o artista chegou a fazer uma participação especial em Salve-se Quem Puder, de 2020, como ele mesmo.

[postagens_relacionadas tag_excluir_id="12355" quantidade="5"]

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024