A prisão de Jose Dumont nesta quinta-feira (15) afetou drasticamente a dramaturgia. Além de ser afastado as pressas da Globo, o ator também será cortado do Festival de Cinema Cinefantasy, onde seria homenageado este mês.
O festival acontece entre os dias 13 e 25 de setembro em São Paulo e havia preparado uma homenagem em função da carreira do artista. Mas diante das acusações de estupro e pedofilia contra José Dumont, decidiu cancelar as homenagens. “É com muito pesar que a organização da 14ª. Edição do Cinefantasy, acaba de cancelar a homenagem e a Mostra dedicada ao ator José Dumont”, diz a nota enviada ao UOL.
Além da homenagem, a exibição de quatro filmes de José Dumont no evento, entre os dias 19 e 22 de setembro, também foi cancelada do festival. “Devido acontecimentos recentes envolvendo o ator, lamentamos e registramos que a organização do festival não tem controle sobre a vida pessoal dos homenageados e foi escolhido pela sua bela carreira profissional”, justifica a equipe do Cinefantasy, que segue com o restante da programação normal.
Fora de emissora
Além do festival, José Dumont já havia sido afastado doelenco de ‘Todas as Flores’, novela do Globoplay. A emissora emitiu um comunicado repudiando toda ação abusiva. “O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela “Todas as Flores”, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”, disse a nota enviada pela emissora.
Investigado por abuso infantil
A denúncia que levou José Dumont à prisão partiu de vizinhos. Segundo a investigação, câmeras de segurança do condomínio onde ele mora flagraram o ator cometendo abusos contra um pré-adolescente de 12 anos, como beijos e carícias.