Nataly Mega, esposa de Fábio Porchat, movimenta a internet ao aparecer seminua...

Esposa de Fábio Porchat protagoniza cena inusitada em live; confira!

Globo acata decisão da Justiça e exibe partida entre Botafogo e Fluminense...

A emissora rescindiu contrato para transmissão dos jogos do Campeonato Carioca

“Nasci na calçada”, revela Mc Rebecca sobre sua difícil infância

"A minha mãe me teve na rua", revela a MC.

Cacau Protásio radicaliza em novo corte de cabelo

Atriz decidiu optar por um corte para começar do zero; confira com ficou

Luisa Mell detona radialista: “Sua atitude é criminosa”

Radialista revoltou a todos com solução macabra

Titi Muller revela momentos do parto de seu primeiro filho e os...

Titi conta como foi o seu duro trabalho de parto que levou mais de 30 horas.

Jornalista da Globo viraliza na web com discurso sobre racismo

-

Thiago Oliveira / Instagram

Thiago Oliveira, jornalista da TV Globo, acabou viralizando na web após o seu discurso sobre o racismo durante a exibição do telejornal ‘Hora Um’. Ao lado do apresentador Roberto Kovalick, ele falou sobre o caso do americano George Floyd, que acabou morrendo asfixiado após um policial branco pressionar seu pescoço com o joelho.

O jornalista, que aparece no telejornal para falar sobre esportes, foi questionado por Kovalick sobre o que ele considerava mais chocante em toda essa história, e Thiago fez um discurso impressionante.

Entenda o movimento “Blackout Tuesday” que tomou conta da internet

“Chocante é você imaginar que isso sempre aconteceu, mas não tinha na ocasião um celular para gravar o vídeo e áudio. É isso que nos machuca. Isso acontece diariamente lá nos Estados Unidos, no mundo todo, e sobretudo, aqui no Brasil”, começou ele.

em seguida ele falou sobre as manifestações. “Tem uma coisa que é extremamente importante da gente dizer, os atos que estamos acompanhando são extremamente importantes para fazer barulho, mas atos pacíficos para a gente não perder a força e, mais do que isso, não é uma briga de negros e brancos. É uma briga contra os racistas”.

Thiago seguiu o discurso. “O meu sonho, aos 35 anos, é de que eu veja de fato aquela frase ‘racistas não passarão’, porque se unirmos os brancos, os amarelos, os negros, aí sim a gente vai conseguir. Não é prepotência ou vitimismo porque nos últimos anos a gente sempre escutou isso: ‘Ah o Thiago, que é negro, se fala determinada coisa é porque ele se faz de vítima’. A gente escuta isso, ao longo dos últimos anos, diariamente. Não é vitimismo, é realidade”, afirmou ele.

“Queria aquecer, abraçar e acalentar todos”, diz Luan Santana sobre vítimas de racismo

O jornalista ainda pediu para que os telespectadores refletisse sobre o racismo. “Pense agora você, com a sua família, se você gostaria de ser tratado e de ter o mesmo tratamento que o negro teve nos últimos anos. Responda pra você. Será que você iria responder ‘sim’ ou naturalmente você iria falar ‘não’. E o ‘não’ é compreensível porque o racismo está camuflado e enraizado. Mas a partir do momento que você tem essa resposta dentro de si, você vai entender que não é vitimismo”, disparou.

Roberto Kovalick, que ouvia atentamente o discurso do colega, também deu sua opinião. “Para os brancos e aí eu me incluo, é impensável que isso pudesse acontecer com a gente. Isso que é terrível. Você fez um exercício que eu acho que todo mundo deve pensar. Óbvio que a resposta é ‘não’. Mas se você pensa como um branco ‘isso não vai acontecer comigo’. E aí você se choca. Faltam palavras para dizer a indignação não só sobre esse caso, mas como também para os outros que não foram registrados causam”, afirmou o apresentador.

Ícaro Silva faz desabafo sobre racismo e lamenta: “Difícil ser livre e preto”

Para finalizar, Thiago completou: “O meu sonho é de que racistas não passem mais. E enquanto eu tiver a oportunidade de falar aqui na Globo, eu vou falar porque esse recado é extremamente importante pra você que acha ou em algum momento achou que era brincadeira, que era ‘mimimi’, de um negro ou de um preto”, concluiu ele.

Após o discurso feito ao vivo no telejornal, o jornalista ainda compartilhou o vídeo em seu perfil oficial no Instagram, e o post acabou viralizando na web, recebendo diversos elogios.

Assista ao vídeo: 

Daniela Santos
Jornalista formada pela Fiam Faam - FMU, em São Paulo. Redatora web especializada em Famosos, Celebridades e Televisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você por dentro!




site statistics