Juiz proíbe Rico Melquiades de expor e ameaçar empregadas

Decisão judicial pesa contra criador de conteúdos após vídeo polêmico

-

Rico Melquiades – Reprodução Instagram

A Justiça do Trabalho proibiu Rico Melquiades de questionar, expor ou influenciar as preferências políticas de seus funcionários. A decisão liminar do juiz Cesar Zucatti Pritsch, da 11ª Vara do Trabalho de Maceió, atendeu a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) e foi publicada no sábado (19/09).

- Continua após o anúncio -

Rico Melquiades pode pagar multa milionária se descumprir decisão

De acordo com informações apuradas pelo “Metrópoles”, a decisão também impede Rico de condicionar contratação, salário, jornada, benefícios ou permanência no emprego ao voto ou à posição política dos funcionários.

Além disso, o influenciador deverá garantir que os trabalhadores possam votar livremente nos dois turnos das eleições, sem desconto salarial ou represálias. Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 300 mil por infração e por trabalhador prejudicado.

++ Saory procura a polícia após ser acusada de trair Dudu Camargo

- Continua após o anúncio -

Relembre e entenda

Em suma, o MPT entrou com a ação depois que Rico publicou um vídeo em que questionava funcionárias sobre suas preferências políticas e afirmava não querer “petista” em sua casa. Por isso, o órgão também pediu R$ 5 milhões por danos morais coletivos. Este, porém,  ainda será analisado no julgamento do mérito.

Antes da decisão, Rico publicou uma retratação nas redes sociais e garantiu: “Nenhum tipo de funcionário deve sofrer qualquer tipo de coação ou imposição por parte do empregador.“. Além disso, ele também explicou que as pessoas que aparecem no vídeo são todas de sua família: “É minha tia, irmã, mãe e prima. E todo vídeo que eu posto com elas tem o consentimento.“, afirmou.

++ Mãe de Rico se revolta com Luana Piovani e dispara: “Se enxerga”

Apesar do pronunciamento, na decisão o juiz afirmou que “salta aos olhos a ocorrência de assédio moral horizontal ou entre pares estimulado diretamente pela postura beligerante do empregador.“.

Leia também: Durante show, público grita por Lula e Ivete Sangalo reage

Lívia
Lívia
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Temos mais pra Você!
Últimas Notícias