
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou neste domingo, 14 de setembro, que ficou comovido com a morte do Hermeto Pascoal, que era um multi-instrumentista alagoano, aos 89 anos, no último sábado, 13, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, de acordo com o hospital Samaritano Barra, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, onde o famoso estava internado.
Lula declarou que a música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal por conta do talento e a incansável criatividade do alagoano, que o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.
+ Lula lamenta morte de Silvio Tendler e desabafa: “Meus sentimentos”
“A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo”, iniciou Lula, no ‘X’, antigo Twitter.
Em seguida, o chefe de estado ainda afirmou que Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Além disso, ele dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais.
+ Presidente Lula lamenta morte de grande artista brasileiro: “Meus sentimentos aos familiares”
“Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais”, expressou ele.
O líder do PT relembrou que, no ano de 2010, ele teve a honra de condecorar Hermeto Pascoal com a Ordem do Mérito Cultural. O presidente expressou que Pascoal sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar e, por conta disso, pediu aos brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Lula ainda prestou sua solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte.
+ Presidente Lula lamenta morte de Silvio Santos: “fim de uma era”
“Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural. Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista”, finalizou ele.
Confira:
A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.…
— Lula (@LulaOficial) September 14, 2025






