
A médica Roberta Saretta acompanhou Preta Gil em todas as fases da luta contra o câncer, desde o diagnóstico até os últimos instantes de vida. Integrante da equipe do cardiologista Roberto Kalil, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Roberta viveu momentos de intensa emoção ao lado da artista, tanto nos dias felizes quanto nas fases mais difíceis.
Carolina Dieckmmann faz a mais linda homenagem a Preta Gil, em cemitério no Rio de Janeiro
Ao longo de dois anos e meio de tratamento, a médica presenciou a força e a sensibilidade de Preta, que, mesmo diante da dor, espalhou uma imensa corrente de amor entre amigos, familiares e fãs. Durante a entrevista ao jornal O Globo, Roberta relembrou que Preta passou por diversas etapas no combate à doença. Após um período de tratamento intenso, ela entrou em remissão e manteve visitas regulares ao hospital apenas para exames de controle.
Entrevista da médica de Preta Gil
Antes de completar 50 anos, a cantora precisaria realizar um PET-Scan, exame importante para avaliar a presença de tumores. Entretanto, ela pediu à médica que o exame fosse adiado para depois do aniversário, pois desejava comemorar com uma grande festa. Segundo Roberta, essa atitude demonstrava não só o otimismo, mas também a sensibilidade de Preta, que talvez já intuísse que algo não estava bem.
Gilberto Gil recorda últimos momentos com Preta Gil: ‘nos comovia’
O exame revelou que o câncer havia atingido linfonodos na região pélvica. Em dezembro, Preta enfrentou uma cirurgia complexa, durante a qual precisou retirar partes do aparelho digestivo. Apesar das dificuldades, ela manteve a esperança e a vontade de continuar lutando. Diante disso, a médica contou que Preta demonstrava uma enorme força interior e seguia determinada a voltar ao Brasil.
Últimos minutos de Preta Gil
Nos momentos finais, Roberta esteve ao lado de Preta. Quando a ambulância chegou para levá-la ao aeroporto, os sinais vitais estavam estáveis. Além disso, a cantora expressou o desejo intenso de retornar ao seu país. Durante a viagem de mais de uma hora até o avião, Roberta permaneceu olhando para Preta, garantindo que a levaria para casa. No entanto, ao chegar ao aeroporto, a artista começou a passar mal.
Percebendo que Preta não conseguiria embarcar, Roberta questionou: “Preta, você dá conta de viajar? Segura mais um pouco?”. E ouvi a resposta: “Não dou conta”. A equipe então seguiu para o hospital mais próximo, onde tentaram reanimá-la. Poucos minutos depois, Preta Gil faleceu. Por fim, a médica falou que, mesmo nos instantes finais, Preta demonstrou coragem, deixando um legado de amor e resistência.
Colaborou: Reginaldo Lemos






