Há 26 anos, Informando e Entretendo!

5 coisas terríveis que já aconteceram em uma sexta-feira 13

O peso da história por trás da superstição mais conhecida do calendário

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.

Ao longo das décadas, a sexta-feira 13 ganhou contornos de mistério e passou a ocupar espaço em livros, roteiros e relatos populares. A origem exata da superstição não é comprovada; no entanto, podemos dizer que ela se apoia em referências históricas, religiosas e culturais que atravessaram gerações.

- Continua após o anúncio -

Por que o medo da sexta-feira 13 atravessou séculos?

Na tradição cristã, há a crença de que a crucificação de Jesus ocorreu em uma sexta-feira. Além disso, na narrativa da Última Ceia, Judas Iscariotes é apontado como o 13º à mesa antes de trair Cristo. Já na Idade Média, a data era associada a punições públicas e execuções.

Diante desse histórico, surge a dúvida: trata-se apenas de superstição? Ao analisar registros históricos, o Área VIP encontrou diversos acontecimentos trágicos coincidiram com uma sexta-feira 13 ao longo dos anos. A seguir, reunimos alguns desses casos:

++ Morre Blake Garrett, ex-ator mirim de “Zoando na Escola”

1. Incêndio na Austrália

Em janeiro de 1939, incêndios florestais avançaram por cerca de 20 mil quilômetros quadrados na Austrália. O fogo destruiu cidades inteiras e provocou a morte de 71 pessoas, sendo considerado, até então, o pior desastre do tipo no país.

- Continua após o anúncio -

2. Ciclone Bhola em Bangladesh

Posteriormente, em novembro de 1970, o ciclone Bhola atingiu a região que hoje corresponde a Bangladesh. Na época, a tempestade gerou uma onda de grande proporção e causou aproximadamente 500 mil mortes. Além disso, a destruição comprometeu plantações e rebanhos, agravando a fome nos meses seguintes.

++ Virgínia Fonseca revela decisão após problema de saúde da filha: “Dor”

3. Queda do voo 571 nos Andes

Já durante outubro de 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia caiu na Cordilheira dos Andes com 45 pessoas a bordo. Entre elas haviam integrantes de um time de rugby escolar. Dezesseis sobreviventes foram resgatados 72 dias depois.

Durante esse período, porém, estes admitiram ter recorrido a práticas canibalistas para sobreviver. Inclusive, o episódio inspirou produções como o filme “Alive” e a obra “Sociedade da Neve”, lançada pela Netflix.

++ Ana Castela atualiza estado de saúde após sofrer acidente grave

4. Naufrágio do Costa Concordia

Em janeiro de 2012, o cruzeiro Costa Concordia encalhou próximo à costa da Itália. Em suma, o acidente deixou 32 mortos. A Justiça condenou o capitão por homicídio culposo após ele abandonar a embarcação antes da conclusão do resgate.

5. Ataques em Paris

Logo depois, em novembro de 2015, atentados coordenados atingiram pontos de Paris e Saint-Denis. Por fim, ao todo, 137 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

++ Temporal e episódio inusitado paralisam set da Globo.

Após baixa audiência, Globo define fim da novela “Três Graças”

No ar desde 20 de outubro do ano passado, a novela “Três Graças” já tem data de encerramento definida. Desse modo, a emissora transmitirá o último capítulo da trama escrita por Aguinaldo Silva no dia… LEIA MAIS!

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas