
Um acidente em Portugal abalou a população de Lisboa. O Elevador da Glória, bondinho que é um dos principais pontos turísticos da capital do país, descarrilou e tombou nesta quarta-feira (03).
O acidente deixou 15 mortos e cerca de 18 feridos, conforme a Polícia de Segurança Pública (PSP). Dos 18 feridos, 5 estão em estado grave.
María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, sofre acidente no México
A causa do acidente, que aconteceu às 18h05 do horário local – 14h05 em Brasília – foi um cabo que se rompeu, segundo a emissora portuguesa SIC. A emissora estatal RTP afirma que as autoridades suspeitam de falha nos freios.
De acordo com informações da imprensa local, há relatos de pessoas presas nas ferragens. A causa do acidente, de acordo com o jornal Público, foi a quebra no cabo de segurança do Elevador da Glória.
O elevador da Glória pode transportar até 43 passageiros e é um dos funiculares mais antigos ainda em funcionamento, em Lisboa, operando desde 1885. Ele tinha sido submetido a uma reparação geral em 2022 e a manutenção periódica em 2024, dentro dos protocolos.
Ele liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros pela Calçada da Glória.
Kayky Brito relembra grave acidente e abre o jogo sobre contato com Bruno de Luca: “Vou te falar”
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente” o acidente em comunicado: “O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”.
O Ministério Publico de Portugal abriu um inquérito para investigar o episódio. Após o acidente e antes da chegada do resgate, alguns passageiros chegaram a deixar as ferragens pelas janelas por conta própria.






