O universo da publicidade foi recentemente marcado por um episódio envolvendo Fernanda Torres, protagonista do novo comercial da Havaianas, a tradicional marca de sandálias brasileira. Em suma, na peça, a atriz sugeriu que o ano novo deve começar “com os dois pés” ao invés de apenas “com o pé direito”.
Apesar da simplicidade da frase, ela gerou reação de parte dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Estes enxergaram na propaganda uma provocação direcionada à extrema-direita.
++ Alexandre Frota doa Havaianas descartadas por bolsonaristas
Campanha publicitária provoca boicotes de direita e esquerda
Posteriormente, em resposta, alguns bolsonaristas lançaram a hashtag “HavaianasNoLixo” e anunciaram boicote à marca. Esse tipo de reação, no entanto, não é exclusividade de eleitores de direita. Dessa forma, várias marcas já enfrentaram o mesmo por associações percebidas com posicionamentos favoráveis a Bolsonaro. Entre elas estão:
- Centauro;
- Havan;
- Riachuelo;
- Smart Fit e Bio Ritmo;
- Madero e Coco Bambu:
Hashtags de boicote refletem polarização na publicidade brasileira
Por outro lado, a direita já tentou boicotar o chocolate “Bis”. Em 2023, a “Mondelēz Brasil”, proprietária da marca “Lacta”, lançou campanha com o influenciador Felipe Neto, conhecido por pautas progressistas e críticas ao ex-presidente.
Perfis conservadores reagiram nas redes sociais, utilizando a hashtag “#BisNuncaMais”, interpretando a ação como um posicionamento político. A empresa, no entanto, afirmou que a escolha do youtuber se deu por sua relevância no universo gamer. Outras marcas que também já receberam críticas de bolsonaristas incluem:
++ Eduardo Bolsonaro surta e joga chinelos no lixo
- Rede Globo
- Magazine Luiza
- Itaú
- Santander
- Natura
- Boticário
- Renner
- Avon
- PagSeguro
- Nestlé
Após “boicote” bolsonarista, clientes lotam lojas Havaianas
A tentativa de boicote lançada contra a Havaianas, teve um efeito contrário. Desde o polêmico comercial da marca, as lojas da empresa passaram a registrar filas e superlotação em todo o país.
A princípio, em Pernambuco, a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) foi fazer compras de natal e se surpreendeu. Em um vídeo, publicado nas redes, a parlamentar mostrou a loja tomada por… LEIA MAIS!






