MSN

- Publicidade -

Alexandre de Moraes manda governo do Rio preservar documentos e perícias de megaoperação que deixou 121 vítimas

Ministro do STF exige que o governo de Claudio Castro mantenha a integridade das perícias e esclareça todos os detalhes sobre a ação que deixou mais de 120 mortos

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
O ministro Alexandre de Moraes negou visita a Bolsonaro – BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a preservação e documentação completa de todos os materiais relacionados à operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes na última terça-feira. A decisão, que atende a um pedido da Defensoria Pública da União (DPU), também reforça a necessidade de manter as cadeias de custódia das perícias, garantindo que as investigações ocorram de forma transparente e técnica.

- Continua após o anúncio -

Mulher falece e homem fica ferido após serem atingidos em tiroteio na linha amarela, no Rio de Janeiro

Base jurídica e diretrizes do Supremo

Moraes ressaltou que a medida segue o que foi estabelecido no julgamento da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas. Essa ação do STF determina a preservação de vestígios em casos de crimes contra a vida, além de exigir independência técnica nas perícias realizadas em operações policiais. O governador Cláudio Castro (PL) será intimado para garantir o cumprimento imediato da decisão.

Encontro entre Moraes e Cláudio Castro

O ministro e o governador devem se reunir nesta segunda-feira no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, no Rio. O encontro ocorrerá no âmbito da ADPF das Favelas e deverá cobrar o cumprimento das diretrizes impostas pelo Supremo sobre a letalidade policial no estado.

- Continua após o anúncio -

Na última semana, Moraes já havia determinado que Castro apresentasse relatórios detalhados sobre a operação, incluindo o número de agentes, tipo de armamento, justificativa para o uso da força e informações sobre mortos, feridos e detidos. O ministro também exigiu esclarecimentos sobre o uso de câmeras corporais, o trabalho da perícia e as medidas de assistência às vítimas.

Gleisi reage a governadores de direita após operação no Rio: ‘querem colocar o Brasil no radar de Trump’

- Continua após o anúncio -

A decisão reforça o acompanhamento rigoroso do STF sobre a atuação policial no Rio e busca garantir transparência e responsabilidade nas ações do Estado.

BOLSONARO PREVIU ACONTECIMENTO RECENTE NO BRASIL DURANTE O GOVERNO LULA

O ex-presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro (PL) retornou ao noticiário nesta sexta-feira, dia 31. O “mito” da direita nacional voltou a viralizar nas redes sociais após os seus eleitores compartilharem um vídeo intrigante com uma previsão do mesmo feita durante uma entrevista para a Globo referente… LEIA MAIS!

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas