A TV Globo e a Som Livre lançaram nesta terça-feira, dia 29, o CD Cantigas de Roda, que reúne algumas das mais tradicionais cantigas de roda na voz de consagradas atrizes da TV brasileira. Estiveram presentes à coletiva de imprensa a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, o diretor de marketing da Som Livre, Gustavo Ramos, e as atrizes Helena Ranaldi, Heloísa Perissé, Malu Mader, Isabel Filardis, Regina Casé, Carolina Dieckman e Nívea Stelmann.
Com 26 canções populares infantis e duração de aproximadamente 30 minutos, o CD pode ser encontrado em lojas de todo o país, a R$19,90 O lucro do projeto será integralmente revertido para a Pastoral da Criança.
Os convidados se reuniram para destacar a importância do projeto, desenvolvido em parceria da TV Globo com a Pastoral – que já recebe apoio do Criança Esperança, projeto da TV Globo em parceria com a UNESCO – em prol do trabalho realizado pelos voluntários da organização. Em ações desenvolvidas com crianças de todo o país, a Pastoral sentia falta de registros fonográficos do cancioneiro popular e atrizes mães de crianças pequenas foram convidadas a gravar o material.
“O CD Cantigas de Roda vai contribuir para fortalecer o direito de cantar e brincar das crianças nas comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança em todo o Brasil. Pais e avós vão se unir às crianças para cantar e, assim, estreitam-se os laços entre as gerações e nossa identidade cultural é reforçada”, explica Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança.
As gravações aconteceram durante três dias, num estúdio no Rio de Janeiro. Fazem parte do CD as atrizes Isabel Filardis cantando “Chegou a hora da fogueira”, “Isto é lá com Santo Antônio”; Helena Ranaldi com “Se essa rua fosse minha”; e Carolina Dieckmann com “Fui no tororó”, “Capelinha de melão”, “O balão” e “Cai, cai balão”. Cássia Kiss canta “Terezinha de Jesus”, Heloísa Périssé “Linda rosa juvenil”, “Coelhinho da Páscoa” e “O coelhinho” e Giulia Gam “Escravos de Jô” e “A barata”. Giovanna Antonelli interpreta “O cravo brigou com a rosa”; a Malu Mader coube “Carneirinho carneirão” e “Entrei na roda” e a Flávia Alessandra “A canoa virou” e “Atirei o pau no gato”. Regina Casé canta “Samba Lelê” e “Fui na Espanha”; Déborah Bloch “Pai Francisco”, “Rebola-bola” e “A carrocinha” e Nívea Stelmann interpreta “Pirulito que bate, bate”, “Ciranda, cirandinha” e “O pezinho” com Isabel Filardis. Mariozinho Rocha assina a direção musical do projeto, com arranjos de Victor Pozas e Mú Carvalho.






