Portal MSN

Autoesporte relembra 100 anos de automobilismo no Brasil

O centenário da primeira corrida realizada em solo brasileiro será o destaque do ‘Autoesporte’ deste domingo, 27 de julho, dia […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

O centenário da primeira corrida realizada em solo brasileiro será o destaque do ‘Autoesporte’ deste domingo, 27 de julho, dia em que o programa contará um pouco da história do automobilismo nacional. Em 26 de julho de 1908, o país contava com vinte milhões de habitantes e menos de oitocentos automóveis. Estradas quase não existiam. Foi nesse cenário que 14 pilotos se reuniram numa manhã de domingo, em São Paulo, para dar início a uma grande aventura. O herói da primeira corrida brasileira foi o Conde Sílvio Penteado, um entusiasta do automóvel, que havia importado da Itália um carro feito especialmente para corridas. O modelo já havia vencido algumas provas na Europa.

- Continua após o anúncio -

O programa vai relembrar, ainda, uma outra corrida, que aconteceu no ano de 1909 em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Até que, em 1933, entrou em cena o Circuito da Gávea, também na cidade, onde passaram a ocorrer as primeiras corridas regulares. O ‘Autoesporte’ vai explicar como e por que a Gávea virou uma atração internacional, mostrando ao mundo que o Brasil tinha pilotos e veículos capazes de disputar com os estrangeiros. Ainda nessa edição, o programa acompanhará a evolução dos carros de competição e das categorias e provas, até chegar ao momento atual, em que se destacam a Fórmula 1, a GP2, a Stock Car, entre outras modalidades.

O mercado de automóveis também será tema do ‘Autoesporte’, que vai apresentar as novidades em termos de veículos de sete lugares. Esses modelos, que se tornaram eficientes e versáteis para muitos motoristas que têm famílias grandes, tornam-se também úteis para os adeptos de programas de carona solidária no trabalho.

Ainda na edição de domingo, o telespectador vai conhecer outros modelos especiais. Um deles, preto com linhas douradas, é uma homenagem ao carro de Fórmula 1 que foi utilizado por Emerson Fittipaldi nos anos de 1972 e 1973. Os outros são hot roads, veículos das décadas de 1930 e 1940, que têm seus motores alterados para ganhar velocidade. Nestes últimos casos, o destaque fica por conta de uma técnica de pintura realizada com pincéis muito finos, feito com pelos de esquilos, que conferem exclusividade aos carros. Essa arte, popularizada pelo artista plástico californiano Kenny Howard, mais conhecido como Von DuTch, virou febre entre os jovens americanos dos anos 50.

- Continua após o anúncio -

O ’Autoesporte’ vai ao ar aos domingos, logo após o ’Globo Rural’.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!