Nesta segunda-feira, dia 26, a Band estreou a sua nova identidade visual, composta por pacote videográfico e temas musicais. As mudanças que modernizam e reforçam o verde e amarelo – cores utilizadas pela emissora – serão percebidas pelo telespectador em três frentes: na abertura dos programas, nas chamadas e nas vinhetas que a partir de segunda servirão para identificar o gênero do que será exibido; jornalismo, esporte ou entretenimento. “Além do impacto visual, a idéia é orientar melhor o telespectador sobre o conteúdo da nossa grade que também muda a partir desta segunda-feira. As chamadas verticais veiculadas nos períodos da manhã, tarde e noite, informam, por exemplo, quais são as três atrações a serem exibidas na sequência da programação”, afirma Marcus Fernandes, diretor de Criação da Band.
O diretor explica que a logomarca da Band serviu com base para a estrutura visual. A inspiração veio do pontilismo, técnica que produz imagens a partir do agrupamento de milhares de pequenos pontos. “Unimos uma quantidade enorme de minilogos para que juntos formassem as imagens”, afirma Marquinhos. Outra novidade é o uso do 3 D em substituição à estrutura bi-dimensional que vinha sendo utilizada pela Band. “A sensação do observador será a de que está diante de um organismo vivo, que absorve e emite luz e energia. A mensagem conceitual é a de que captamos as demandas da audiência e a refletimos para o Brasil através da nossa marca”, completa.
O projeto que demorou seis semanas para ficar pronto foi desenvolvido pela Cinegráfica nas mãos do artista gráfico Marcelo Presoto, e inclui ainda um tema musical criado pela Do-Ré-Mi de Tuta Aquino, que compôs arranjos de acordo com cada gênero de programação. A vinheta de identificação do esporte tem como base o rock eletrônico. O ritmo do entretenimento lembra a bossa lounge e o tema musical da vinheta que identifica os jornalísticos tem uma comunicação mais densa, orquestral. O Boa Noite Brasil, apresentado por Gilberto Barros, é o primeiro programa a ter a abertura totalmente modificada. O projeto que inclui nova identidade visual de todas as atrações da Band deve estar concluído em cerca de trinta dias.







