
Jair Messias Bolsonaro derrotaria Lula em segundo turno durante as eleições de 2026, caso pudesse se candidatar. Nova pesquisa realizada pelo Ibespe mostra que o petista levaria a pior caso houvesse um segundo turno.
+ Nikolas Ferreira cita Virginia Fonseca, chama brasileiro de otário e expõe luxos de Lula
De acordo com informações compartilhadas pelo “Metrópoles”, o ex-presidente derrotaria o petista por 41,1% dos votos a 34,2%. Comparando com o levantamento anterior, a diferença a favor de Bolsonaro aumentou.
O atual presidente do Brasil caiu de 40,2% para 34,2%, enquanto o marido de Michelle Bolsonaro conseguiu se manter quase estável. Os participantes da pesquisa que revelaram não votar em “nenhum” dos dois candidatos subiu para 18,8%.
Jair Bolsonaro pode se candidatar?
Apesar do cenário, Jair Bolsonaro está inelegível, não podendo se candidatar pelo menos até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente também foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão.
+ Sucessor de Barroso deverá ser a 11ª indicação de Lula ao STF, relembre outros indicados
Por outro lado, seu filho, Eduardo Bolsonaro, já revelou o desejo de concorrer em 2026 caso o pai não possa concorrer. “Se o meu pai não puder se candidatar, eu gostaria de sair candidato. Se o Tarcísio vier para o PL, o que vai acontecer? Eu não terei espaço. Estou no meu terceiro mandato. Sei como a banda toca. Eu teria que ir para outro partido”, disse em conversa com a fonte.
O deputado disse acreditar ser capaz de “representar as pautas da direita” após o grande número de votos recebidos durante a sua candidatura. “Acho que depois de ter sido o deputado mais votado da história do país; uma pessoa que tem relações diretas com presidente da Argentina e dos EUA; acho que eu consigo representar as pautas da direita. Não comecei ontem nisso”, pontuou.
Participaram da pesquisa, realizada por telefone, 1.012 pessoas, entre os dias 1 e 4 de outubro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.






