Em comemoração aos 100 anos de Carmen Miranda a TV Cultura estréia hoje, segunda-feira (9/02) o Projeto Efemérides, uma série de “programetes”, exibidos nos intervalos da emissora, mostrando a ligação da cantora e atriz portuguesa com o samba e a construção da imagem do carnaval brasileiro no Estados Unidos.

Com criação de Piche Martirani e argumento de Alexandre Kieling, a atração exibirá histórias que marcaram sua carreira como, por exemplo, a criação do estilo Miranda Look, imortalizado na figura característica da baiana do carnaval brasileiro. Apresenta ainda a devoção da cantora pelo samba e sucessos que integraram seu repertório.

Já o Roda Viva exibe, às 22h10, entrevista gravada em 2006 com Ruy Castro, autor de “Carmen: Uma Biografia”, a biografia definitiva daquela que até hoje é a cantora brasileira mais conhecida no exterior, em especial nos Estados Unidos.

Durante o bate papo, Ruy desmistifica a versão de que ela seria produto do Estado Novo, de Getúlio Vargas, e reafirma sua opinião de que o sucesso alcançado se devia ao enorme talento da Pequena Notável. O programa aborda ainda outros aspectos da sua vida como a vontade frustrada de ser mãe e a infelicidade conjugal, que resultaram na dependência de estimulantes e soníferos e, no final da vida, na compulsão pelo álcool. O autor revela sua admiração pela artista e esclarece o processo de elaboração da biografia.

O Metrópolis também preparou uma edição especial que irá ao ar, às 21h40, com a trajetória da artista, imagens de arquivos e entrevistas.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here