Portal MSN

Central da Periferia celebra mistura de ritmos em Porto Alegre

Em clima de festa, Central da Periferia de amanhã, dia 21, pela Globo, vai mostrar que não é só por […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

Em clima de festa, Central da Periferia de amanhã, dia 21, pela Globo, vai mostrar que não é só por chimarrão e bombachas que Porto Alegre se caracteriza. Misturando tradicionalismo e vanguarda, músicos gaúchos provaram no palco montado na periferia da Restinga que o Rio Grande do Sul é um emaranhado de cores, sons e valores.

- Continua após o anúncio -

Qual é o gosto do típico gaúcho da periferia? Para abrir o show, os Tchê Garotos mostraram que a moda é mesclar ritmos. O vaneirão – um tipo tradicional de música gaúcha – ficou turbinado com muita percussão, teclado, guitarra, axé e pagode, formando a nova geração do sucesso local. Em seguida, o Tchê Guri – que se destaca pelo som da tchê music, que junta forró ao vaneirão -, cantou ao lado de Dorgival Dantas, famoso sanfoneiro do Rio Grande do Norte.

Regina Casé visitou o rancho de seu Pedro Vargas, um gaúcho tradicionalista e avô de três componentes do Tchê Guri. Enquanto degustava um chimarrão, Regina pediu a seu Pedro que explicasse o significado do tradicionalismo dentro da cultura gaúcha e o papel da música de vanguarda, que equilibra diferentes estilos musicais sem perder a essência do Rio Grande do Sul.

Mas não é apenas o nordeste que influencia os guris. O funk é um dos principais ritmos tocados nas festas da periferia de Porto Alegre. Regina Casé levou MC Jean Paul a um Centro de Tradições Gaúchas – conhecido como CTG – para testemunhar como a juventude que estuda o folclore gaúcho também curte rap, hip hop e funk, vindo das periferias cariocas e paulistas. Para selar a troca de culturas, o Bonde do Tigrão acompanhou Jean Paul no palco e a apresentadora aproveitou para organizar um concurso de funk com as gurias.

- Continua após o anúncio -

Para os corações apaixonados, a dupla Enzo e Rodrigo apresentou uma versão romântica do tradicional vaneirão, que adiciona elementos do axé, do hip hop e do forró. Em seguida, foi a vez da banda Os Futuristas mostrar no palco do Central da Periferia a verdadeira polca turbinada, que leva a influência germânica aos ritmos brasileiros.

O samba também teve sua vez quando Regina Casé lembrou que a polca foi um dos ingredientes fundamentais para a invenção desse ritmo tão brasileiro. A banda Louca Sedução entrou no palco e arrancou gritos da platéia com suas letras de pagode. Para encerrar o show, a bateria da Escola de Samba da Restinga, junto com o Grupo Senzala – atualmente a banda mais popular de suíngue – e os Tchê Garotos, homenagearam o caldeirão de ritmos tocando a música “Tô com saudades do Jackson do Pandeiro”.

- Continua após o anúncio -

Este é o sexto episódio de Central da Periferia, programa exibido mensalmente pela TV Globo. O primeiro foi gravado em Recife, PE, o segundo em São Paulo, SP, o terceiro em Belém, PA, o quarto em Salvador, BA, e o quinto no Rio de Janeiro, RJ. Central da Periferia é uma criação da atriz e apresentadora Regina Casé, do antropólogo Hermano Vianna e do diretor de núcleo Guel Arraes, com direção de Estevão Ciavatta, Leonardo Netto e Mário Meirelles.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!