Portal MSN

Fantástico recebe Prêmio Internacional de Jornalismo por ”Falcão – Meninos do Tráfico”

O rapper MV Bill e o jornalista Frederico Neves, do Fantástico, receberam na manhã da última quinta, em Madri, na […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

O rapper MV Bill e o jornalista Frederico Neves, do Fantástico, receberam na manhã da última quinta, em Madri, na Espanha, das mãos do rei Juan Carlos I, o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, pela exibição do documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”. MV Bill e Celso Athayde, diretores da Central Única de Favelas (CUFA), percorreram o país durante cerca de seis anos e gravaram mais de 90 horas de depoimentos e imagens de menores que trabalham no tráfico de drogas em periferias de Norte a Sul do Brasil. A edição especial de 58 minutos, exibida no Fantástico no ano passado, foi premiada na categoria televisão da 24ª. edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha.

- Continua após o anúncio -

Ao entregar o prêmio na Casa de América, em Madri, o rei Juan Carlos I destacou a qualidade do jornalismo ibero-americano e do trabalho que mostra “o drama da exploração de crianças e excluídos”. Participaram da cerimônia, ao lado do rei, a rainha Sofia, o presidente da agência EFE, Alex Grijelmo, a diretora da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Leire Pejin, o governador de Castilla La Mancha, José Maria Barreda, e o diretor da Casa de América, Miguel Barroso.

“Falcão é uma convocação para que a ordem das coisas no Brasil seja definitivamente mudada”, disse Celso Athayde, diretor do documentário, que também viajou a Madri.

O especial exibido pelo Fantástico usa uma linguagem direta, sem citar nomes, idades, sem narração e sequer localização para os depoimentos captados com os meninos. Foi a primeira vez que o programa abriu este espaço – 58 minutos, divididos em três blocos – para tratar de um tema. “Falcão é mais um instrumento para ajudar a pensar e repensar as leis dentro do Brasil, para que as pessoas discutam e vejam se é esse mesmo o Brasil que a gente quer”, explicou MV Bill.

- Continua após o anúncio -

As 90 horas de material gravado também deram origem ao filme “Falcão – O Sobrevivente” e ao livro “Falcão – Meninos do Tráfico”, contando os bastidores das filmagens. Tudo faz parte, segundo explicam MV Bill e Celso Athayde, de um grande projeto de conscientização social que inclui ainda o lançamento do disco “Falcão” do rapper MV Bill.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!