Esta semana o Globo Repórter vai mostrar como vivem os índios do Xingu. Serão exibidas as tradições que atravessam gerações como o Kuarup, o ritual que chama as almas dos mortos. Outro costume que será mostrado que ainda vigora entre os jovens habitantes das trinta aldeias do Xingu, é trancar os adolescentes numa oca durante um ano. Neste período as meninas passam uma faixa apertada no joelho para engrossar as pernas, e os meninos tomam um chá de ervas para fortalecer os músculos.
A reportagem vai levar ao telespectador os hábitos dos índios do Xingu como a alimentação à base de pão e peixe. De acordo com a tradição, este cardápio sagrado evita doenças e mortes nas tribos. Também será mostrado como eles fabricam seu próprio sal a partir de uma planta e imobilizam com arco e flecha peixes grandes dentro d´água.
Na área de comportamento, as situações que nos causam perplexidade e que envolvem crianças gêmeas e deficientes. O programa mostrará também a história do índio que ainda bebê escapou da sentença de morte.
O Globo Repórter vai ao ar sexta-feira, logo após a novela Mulheres Apaixonadas.