Portal MSN

Globo Rural acompanha o processo de produção de cafés especiais

O mercado de cafés de alta qualidade será o tema de uma reportagem que o ‘Globo Rural’ exibirá neste domingo, […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

O mercado de cafés de alta qualidade será o tema de uma reportagem que o ‘Globo Rural’ exibirá neste domingo, dia 21 de setembro. Como o setor está em crescimento no Brasil, impulsionado pela abertura de grandes redes de cafeterias, a equipe do programa decidiu investigar como ocorre a produção desses grãos diferenciados.

- Continua após o anúncio -

O repórter José Hamilton Ribeiro viajou até o sul do estado de Minas Gerais, onde visitou duas fazendas produtoras do chamado café gourmet, termo utilizado para designar os grãos de café arábica cujos diferenciais estão na qualidade. Lá, conheceu um sítio familiar localizado no município de Carmo de Minas e uma propriedade maior, com mais investimentos, que fica em Botelhos. Em ambas, Ribeiro verificou quais as técnicas empregadas nas lavouras para que ela dê o café especial.

O ‘Globo Rural’ vai explicar, ainda, como a altitude, o nível de recepção dos raios solares e o modo de se realizar a colheita e a secagem influenciam a qualidade do café. Separar os grãos maduros dos verdes e não permitir que os mesmos entrem em contato com o chão são regras fundamentais para um bom resultado. A reportagem irá abordar os concursos internacionais de cafés de qualidade, que definem quais deles entrarão para o mercado comum e quais serão vendidos apenas em leilões.

A reportagem esteve também no Espírito Santo, para ver um tipo de café especial raríssimo, que depende da contribuição de uma ave para ser produzido. Neste caso, o que é beneficiado é um grão que foi engolido, digerido e, depois, expelido por jacus, um tipo de ave que vive nas matas nativas ao redor do cafezal.

- Continua após o anúncio -

O ‘Globo Rural’ vai ar ao aos domingos, logo após o ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o ‘Telecurso Ensino Fundamental’.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!