
Uma pesquisa levantada pela AtlasIntel/Bloomberg, divulgado nesta quinta-feira (18), mostra cenário desfavorável que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) carregará para o próximo ano.
Os dados indicam que o petista inicia o próximo ano com um índice de desaprovação que supera o de aprovação, interrompendo uma tendência anterior de recuperação.
+ Rejeição a Lula supera aprovação pela primeira vez, aponta pesquisa
O que mostra a pesquisa sobre Lula?
A pesquisa aponta que “50,7% dos brasileiros desaprovam o desempenho de Lula à frente do Palácio do Planalto, enquanto 48,8% o aprovam. Pela margem de erro, há empate técnico entre as taxas. Outros 0,4% não souberam responder.”
O estudo, realizado entre 10 e 15 de dezembro de 2025, ouviu 18.154 pessoas e tem margem de erro de 1 ponto percentual. A análise confirma a perda de força do governo e a manutenção de um cenário onde a percepção do povo se mantém negativa.
A avaliação sobre a gestão de Lula também é crítica: “quase metade dos entrevistados avalia o governo como ruim ou péssimo. Esse grupo soma 48,9%, contra 46,5% dos que classificam a administração como ótima ou boa. Os que consideram a gestão regular representam 6%.”
Apesar do panorama preocupante, o instituto ressalta um sinal de que a queda pode ter estancado. A estabilidade nos índices negativos, somada a uma leve alta nas avaliações positivas, “sugere uma interrupção do processo de deterioração observado em meses anteriores.”
Contudo, o governo segue em 2026 sob a ameaça do enfraquecimento popular o que coloca o Planalto em alerta máximo para as próximas eleições.
Essa pesquisa é a terceira, somente nesta semana, a mostrar que a rejeição ao presidente Lula e o governo ultrapassou a aprovação.
Em queda! Aprovação de Lula cai e governo para de crescer, aponta nova pesquisa
Uma nova pesquisa do Poder Data, divulgada nesta quarta-feira (17), mostra um cenário preocupante para o presidente Lula (PT) e a esquerda… LEIA MAIS!






