
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o resultado divulgado pelo IBGE sobre o desemprego no país. Através de seu perfil nas redes sociais, ele falou sobre a queda a taxa de desemprego no segundo trimestre de 2025.
+ Lula derrota Michelle, Bolsonaro e Tarcísio em nova pesquisa no RN
De acordo com Lula, o dado mostra um “Brasil mais forte”. “Desemprego em queda, na mínima histórica. Recorde de empregos com carteira assinada. Aumento de renda. Dados que mostram um Brasil mais forte”, destacou.
Além do presidente, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, também falou sobre a queda do desemprego, destacando que os números são resultados de uma economia mais “dinâmica” e que demonstra “crescimento” em vários setores.
“Com mais de 102 milhões de pessoas ocupadas e 39,1 milhões de empregos com carteira assinada, o Brasil atinge um recorde na geração de trabalho formal. Essa expansão é resultado de uma economia mais dinâmica, que cresce em diversos setores, da agropecuária aos serviços, passando pela indústria e pelo comércio”, disse Rui Costa.
Confira:

Desemprego no Brasil
Os dados também foram compartilhados por Luiz Marinho, ministro do Trabalho, que revelou não precisar de “uma legenda”. Para completar, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tabet, comentou o resultado. “Superamos expectativas do mercado e vamos consolidar o crescimento no emprego e na renda!”, afirmou.
+ Adriana Araújo coloca Lula em saia justa e leva invertida do presidente do Brasil
Em julho, a taxa de desemprego ficou em 5,6%, a menor desde 2012. Os dados foram compartilhados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16). Anteriormente, a taxa era de 5,8%.
Segundo os dados, a população ocupada (empregada) atingiu um novo recorde, chegando a 102,4 milhões, alcançando rendimento de R$ 3.484, representando uma alta de quase 4% comparada com o mesmo período em 2024.
BRASIL DO TRABALHO, BRASIL DO LULA – A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor índice da série histórica do IBGE, iniciada em 2012. Isso significa que o país vive um dos momentos mais positivos do mercado de trabalho em mais de uma…
— Rui Costa (@costa_rui) September 16, 2025






