
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou nesta quinta-feira (30) sobre a operação da Polícia Federal (PF) que mirou um grande esquema de fraudes bancárias envolvendo o sistema PIX. A ação, que teria desviado mais de R$ 813 milhões de contas mantidas por bancos para realizar transferências eletrônicas, foi destacada por Lula nas redes sociais como exemplo de eficiência e inteligência policial.
A manifestação do presidente ocorre após críticas do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que recentemente acusou o governo federal de não cooperar com as forças de segurança estaduais. Sem citar o governador, Lula exaltou a atuação da PF e reforçou o compromisso do governo com o combate ao crime organizado e à corrupção.
Operação Magna Fraus
A operação, chamada de Magna Fraus, teve sua primeira fase em julho deste ano e segue desdobramentos importantes. Nesta quinta-feira, agentes da PF cumpriram 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão em seis estados, além do Distrito Federal. As investigações apontam que a quadrilha utilizava contas de passagem em bancos para movimentar valores desviados de empresas ligadas ao sistema PIX.
Lula destaca uso de tecnologia e inteligência policial
Em publicação no X (antigo Twitter), Lula elogiou o trabalho da corporação:
“Inteligência policial, tecnologia e planejamento. É com o uso dessas armas que a Polícia Federal localizou e prendeu suspeitos de integrar a quadrilha de hackers que desviou dinheiro de empresas ligadas ao PIX”, afirmou.
Inteligência policial, tecnologia e planejamento. É com o uso dessas armas que a Polícia Federal localizou e prendeu suspeitos de integrar a quadrilha de hackers que desviou dinheiro de empresas ligadas ao PIX. Mais um trabalho sério e eficaz da Polícia Federal. pic.twitter.com/uA00NWq9lO
— Lula (@LulaOficial) October 30, 2025
O presidente classificou a operação como “mais um trabalho sério e eficaz da Polícia Federal”, reforçando o papel da instituição no enfrentamento de crimes cibernéticos e financeiros de alta complexidade.






