
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente a PL da Dosimetria, que reduz penas do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e outros condenados do dia 8 de janeiro. Em seu perfil no X (antigo Twitter) o petista falou sobre a decisão, explicando que decidiu vetar o projeto para, em suas palavras, para quem “atentou contra a democracia”.
+ Lula assina veto integral à PL da dosimetria: ‘Nós não aceitamos ditadura!’
“Assinei hoje o veto integral ao projeto de lei que previa a redução de penas para quem atentou contra a democracia brasileira”, disse o presidente publicando um registro do momento em que assinou o documento.
A PL foi aprovada pela Câmara e o Senado no fim do ano passado. Ela viabiliza a redução de pena aplicada a Bolsonaro e outros réus envolvidos com os atos do dia 8 de janeiro.
De acordo com o projeto, a ideia seria reduzir em 2/3 as penas impostas aos condenados, tornando mais fácil a progressão do regime de pena para quem cumpre os crimes.
Confira:
Assinei hoje o veto integral ao projeto de lei que previa a redução de penas para quem atentou contra a democracia brasileira.
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/9J1oSpa4vH
— Lula (@LulaOficial) January 8, 2026
Acidente de Bolsonaro na prisão
O veto pode ser mantido ou derrubado pelos vereadores e deputados, de acordo com a Constituição. Bolsonaro sofreu recentemente um acidente na prisão, batendo a cabeça em um móvel na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
+ Flávio Bolsonaro justifica uso de verba parlamentar para campanha: Equívoco
Segundo Michelle Bolsonaro, ele havia se sentido mal durante a noite. “Durante a madrugada, enquanto dormia, teve uma crise, caiu e bateu a cabeça no móvel. Como o quarto permanece fechado, ele só recebeu atendimento quando foram chamá-lo para minha visita”, contou em seu perfil.
Empresária sofre trágico acidente
Uma empresária sofreu um trágico acidente durante as férias na casa da avó. Enquanto descansava na rede, ela foi surpreendida. O Samu foi chamado, mas infelizmente ela já…Leia mais!!






