Mandato em risco? Licença de Carla Zambelli termina e prisão no exterior pode complicar situação 

Licença de 127 dias chega ao fim enquanto deputada segue presa na Itália

Joaquim Neto
Joaquim Neto
Redator e produtor de conteúdo. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa. Acompanha de perto os movimentos do entretenimento e da mídia contemporânea com olhar crítico sobre tudo o que acontece na televisão, música, cultura pop, cotidiano e política.
Carla Zambelli (Foto: Instagram)

A licença de 127 dias de Carla Zambelli (PL-SP) termina nesta quinta-feira (2), e o cenário é de incerteza. A deputada, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e presa desde julho em Roma, deveria reassumir seu mandato na Câmara dos Deputados, mas a ausência inevitável poderá gerar acúmulo de faltas. Como o regimento não permite prorrogação do afastamento, o suplente Coronel Tadeu deve deixar o cargo, abrindo um impasse político, de acordo com a coluna da Malu Gaspar no ‘O Globo’.

- Continua após o anúncio -

+ Alexandre de Moraes autoriza desbloqueio de perfis de Carla Zambelli nas redes sociais

Possível cassação e desgaste interno

Zambelli já enfrenta um processo de cassação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que ganhou força após sua detenção. Mesmo dentro do PL, a expectativa de que ela escape da punição é mínima. Durante uma oitiva feita diretamente do presídio, em Roma, a parlamentar voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, chamando-o de “bandido”, e garantiu que seria solta em breve, acreditando em uma reviravolta da Justiça italiana.

Da fuga à captura

Condenada pelo STF a dez anos de prisão pelo caso do hacker Walter Delgatti, Zambelli deixou o Brasil em maio, cruzando a fronteira com a Argentina sem controle migratório. De lá, seguiu para os Estados Unidos e, posteriormente, para a Itália, onde acreditava estar protegida pela cidadania italiana. No entanto, acabou incluída na lista de difusão da Interpol e foi capturada em Roma após um período de fuga errática.

+ Declaração de Michelle sobre candidatura gera mal-estar com Bolsonaro

- Continua após o anúncio -

Prisão e novos processos

Além da condenação relacionada à invasão do CNJ, Zambelli também foi sentenciada a mais de cinco anos por porte ilegal de arma e constrangimento, após perseguir armada um jornalista em São Paulo durante as eleições de 2022. O episódio viralizou e teria marcado o rompimento com Jair Bolsonaro, que passou a culpar a ex-aliada por sua derrota nas urnas. Agora, com a extradição solicitada pelo STF, o futuro político da deputada parece cada vez mais comprometido.

Joaquim Neto
Joaquim Neto
Redator e produtor de conteúdo. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa. Acompanha de perto os movimentos do entretenimento e da mídia contemporânea com olhar crítico sobre tudo o que acontece na televisão, música, cultura pop, cotidiano e política.
document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { const reportErrorLink = document.getElementById("reportErrorLink"); if (reportErrorLink) { reportErrorLink.addEventListener("click", function(event) { event.preventDefault(); // Impede o link padrão de ser seguido const pageTitle = document.title; const pageURL = window.location.href; const emailSubject = "❗ Aviso de Erro no Área VIP"; const emailBody = `Título: ${pageTitle}\nURL: ${pageURL}\nDescreva detalhes do Erro:`; const emailLink = `mailto:areavip@areavip.com.br?subject=${emailSubject}&body=${encodeURIComponent(emailBody)}`; window.location.href = emailLink; }); } }); <!-- Video prêmio

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024

-->
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas