
Morreu nesta terça-feira (02), aos 91 anos, Mino Carta, fundador das revistas “Quatro Rodas” e “Carta Capital”. A informação foi compartilhada pela própria revista em nota oficial, revelando que ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
+ Morre ex-boxeador que enfrentou Muhammad Ali nos ringues, aos 75 anos
Foi dito ainda que Mino “lutava contra problemas de saúde”, enfrentando “idas e vindas ao hospital nas últimas semanas. Nascido na Itália, o jornalista foi responsável por criar algumas das revistas mais conhecidas do país, como a “Veja”, “Quatro Rodas” e “Carta Capital”.
Enfrentou vários embates em meio à ditadura miliar, demonstrando, em entrevistas recentes, o seu desencanto com a política e impactos da tecnologia no jornalismo. Em sua opinião, a imprensa acabou sendo “escravizada pelas novas mídias”.
Em nota publicada em seu site oficial a “Carta Capital” destacou a carreira de Mino Carta, afirmando que ele construiu a revista sobre pilares como a fidelidade, os fatos, espírito crítico e a fiscalização do poder.
Ao longo de sua carreira, o jornalista ainda se dedicou à literatura, com obras como “Castelo de Âmbar” (2000), “A Sombra do Silêncio” (2003) e “A Vida de Mat” (2016).
‘Carta Capital’ lamenta morte de Mino Capital
Através de publicação em seu perfil no Instagram, a revista lamentou a morte de Mino Carta, revelando que ele ficou internado por duas semanas na UTI do Sírio-Libanês, em São Paulo. O jornalista chegou ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial, descobrindo no país uma grande vocação.
+ Brasileiro a serviço do Exército de Israel morre em operação na Faixa de Gaza
“Morreu nesta terça-feira 2, aos 91 anos, o jornalista Mino Carta, fundador de @cartacapital. Há um ano, Mino lutava contra os problemas de saúde, em idas-e-vindas do hospital. Na última passagem, estava havia duas semanas na UTI do Sírio-Libanês, em São Paulo. Sua trajetória se confunde com a própria história do jornalismo brasileiro. Foi criador de revistas que marcaram época: Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e, por fim, CartaCapital”, escreveram.
Confira:






