Brasil causa prejuízo bilionário ao Mastercard e Visa e revolta Trump

Brasil gera prejuízo para cartões estadunidenses!

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Lula e Donald Trump (Reprodução/X/Instagram)
Lula e Donald Trump (Reprodução/X/Instagram)

Ricardo Berzoini, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, pediu que consumidores cancelem cartões Visa e Mastercard e migrem para a bandeira nacional ELO como forma de protesto contra taxas abusivas e contra a ofensiva dos EUA. Informações da revista Fórum.

- Continua após o anúncio -

O sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, Pix, gerou perdas estimadas em R$ 12 bilhões para Visa e Mastercard, já que cobra taxas muito menores (0,22% a 0,33%) em comparação aos cartões de crédito (média de 2,2%).

+ Lula ordena análise dos prejuízos que Flávio causou ao Brasil

“Visa e Mastercard são mecanismos de sugar riqueza de todo o planeta. Exploram usuários e comerciantes com taxas obscenas. O Pix, a vista e parcelado, é uma ameaça a essa exploração. Por isso, o imperialismo está tão preocupado”, disparou o ex-ministro.

O Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), sob ordem de Donald Trump, propôs tarifas de 25% sobre exportações brasileiras, alegando que o Pix e decisões do Judiciário favorecem empresas nacionais em detrimento das americanas.

- Continua após o anúncio -

+ Reação de Nikolas Ferreira viraliza após Flávio alegar perseguição

O relatório americano também questiona decisões judiciais brasileiras sobre redes sociais e regulações digitais, tratando-as como “práticas irrazoáveis”. Além das operadoras de cartão, empresas como Meta (WhatsApp Pay), Apple (Apple Pay) e Google (Google Pay) também perderam espaço devido à centralidade do Pix nas transações.

A proposta de tarifas entra em consulta pública, com audiência marcada para 6 de julho. A decisão final caberá ao presidente Trump, mantendo aberta a possibilidade de acordo de última hora.

- Continua após o anúncio -

TRUMP FORMALIZA ATAQUE AO BRASIL COM PRAZO ANTES DO PIOR ACONTECER!

Trump chocou hoje ao dizer que o Brasil tem até esta data para tomar atitude antes de Trump fazer “o inferno”! O governo brasileiro, por meio de Dario Durigan e Celso Amorim, rejeitou as críticas e classificou como inaceitável a tentativa de intervenção externa… LEIA MAIS!

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { const reportErrorLink = document.getElementById("reportErrorLink"); if (reportErrorLink) { reportErrorLink.addEventListener("click", function(event) { event.preventDefault(); // Impede o link padrão de ser seguido const pageTitle = document.title; const pageURL = window.location.href; const emailSubject = "❗ Aviso de Erro no Área VIP"; const emailBody = `Título: ${pageTitle}\nURL: ${pageURL}\nDescreva detalhes do Erro:`; const emailLink = `mailto:areavip@areavip.com.br?subject=${emailSubject}&body=${encodeURIComponent(emailBody)}`; window.location.href = emailLink; }); } }); <!-- Video prêmio

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024

-->
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas