
O presidente Xi Jinping (72 anos), mandou sua tradicional mensagem de Ano Novo no Partido Comunista da China e fez um balanço deste ano de 2025.
Ele iniciou saudando os camaradas, amigos, senhoras e senhores. “A trajetória nos últimos cinco anos foi extraordinária e as conquistas foram arduamente obtidas. Todos, com muito empenho, diligência e contribuições, construíram a China próspera de hoje. Gostaria de expressar meus respeitos a todos que trabalharam com afinco e dedicação”, declarou o líder.
+ Lula sobe o tom: “Ninguém vai morrer por falta de exame”
Ele também ressaltou a comemoração da vitória de duas guerras que a nação asiática enfrentou. “Neste ano, foram inesquecíveis a comemoração solene dos 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial e a criação do Dia da Restauração de Taiwan”, disse.
China manda recado de Ano Novo
Xi causou polêmica ao dizer que a tendência de reunificação de Taiwan à pátria chinesa é inevitável. “Devemos aplicar de forma persistente o princípio de “um país, dois sistemas”, e apoiar Hong Kong e Macau a integrarem-se melhor no desenvolvimento geral do país e manterem a prosperidade e a estabilidade de longo prazo. Os compatriotas dos dois lados do estreito de Taiwan são irmãos que compartilham laços de sangue. A tendência histórica da reunificação da pátria é irreversível!”, declarou Xi.
+ Deputados decidem por CPMI do Banco Master
Além disso, ele disse que só o fortalecimento do partido comunista garante a prosperidade do país, que já foi um dos mais pobres do mundo e hoje é um dos mais ricos. “Só o fortalecimento do Partido pode garantir a prosperidade da nação. Devemos permanecer fiéis à aspiração original e cumprir a nossa missão, levar a cabo cada um dos trabalhos com persistência e perseverança, e continuar respondendo a “pergunta na casa-caverna”, formulada em Yan’an, a fim de não decepcionar nosso povo”.
Para quem não sabe, a pergunta de Yan’an foi: “Como um partido revolucionário deve se relacionar com o povo para conquistar, manter e legitimar o poder político?”. E a resposta de Mao Tsé-Tung na época foi: “Das massas, para as massas”, ou seja, ouvir o povo e transformar suas necessidades em realidades concretas.
Xi finaliza com uma mensagem poderosa. “O sol do Ano Novo logo nascerá. Que a nossa grande pátria mantenha toda a sua magnitude! Que todas as terras do nosso país proporcionem boas colheitas! Que nossa nação se banhe na glória da aurora! Que todos aproveitem a vida ao máximo e alcancem o sucesso! Que todos os seus sonhos se realizem!”
LULA TENTA TIRAR CARNE BRASILEIRA DO “TARIFAÇO” DA CHINA
O presidente Lula busca às pressas uma medida diplomática para tirar a carne bovina brasileira do “Tarifaço” da China… Leia Mais!






