Papa Leão XIV diz que extrema direita “não representa o cristianismo”

O recado do pontífice sobre guerra, religião e política

Lívia
Lívia
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Papa Leão XIV
Papa Leão XIV – Foto: Vaticano News

Nessa última segunda-feira (28/09), de volta à Itália após visitar a França, o papa Leão XIV deu uma declaração polêmica. De acordo com o pontífice, o crescimento de grupos de extrema direita não representa uma “expressão autêntica do cristianismo“.

- Continua após o anúncio -

Papa Leão XIV fala em “ódio” e “divisão” e defende outro caminho

Questionado sobre a queda no número de fiéis na Alemanha e uma possível relação com o avanço da extrema direita, o Papa defendeu uma retomada dos valores do Evangelho. “Uma religiosidade que, não só na minha opinião, mas também na opinião dos líderes das Igrejas Católica e Protestantes na Alemanha, não representa uma expressão autêntica do cristianismo.”, disse logo a princípio durante uma coletiva de imprensa.

Na sequência, no voo de retorno de Metz, para Roma, Leão XIV acrescentou: “Devemos retornar aos valores do Evangelho, que não se baseiam no ódio e na divisão, mas na compreensão. Na compaixão e no acompanhamento.“, afirmou.

++ Romário se pronuncia sobre vídeo envolvendo Lula, Flamengo e bets

O Santo Padre quer entender avanço da extrema direita

Em seguida, Leão XIV disse que ainda: “Seria interessante estudar e analisar se existe, e de que maneira poderia existir, uma relação, por exemplo, entre o crescimento desses grupos de extrema direita.“, declarou.

- Continua após o anúncio -

Logo depois, o Santo Padre também citou valores que considera importantes para a União Europeia, como o Estado de Direito e a igualdade entre as pessoas.

++ Flávio mostra “teste de DNA”, e diz que Lula é “pai do Tigrinho”

Pontífice critica gastos com armas

Por fim, o papa criticou o aumento dos gastos militares na Europa. “Esses bilhões de euros ou dólares poderiam ser usados para resolver problemas como a fome mundial, a crise habitacional e o desemprego. Precisamos de uma voz que proponha um caminho diferente, que rejeite a ideia de gastar cada vez mais em armamentos. […].“, afirmou.

- Continua após o anúncio -

Leia também: “Tentativa de homicídio”: Flávio vira piada após receber ovadas em GO

Lívia
Lívia
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { const reportErrorLink = document.getElementById("reportErrorLink"); if (reportErrorLink) { reportErrorLink.addEventListener("click", function(event) { event.preventDefault(); // Impede o link padrão de ser seguido const pageTitle = document.title; const pageURL = window.location.href; const emailSubject = "❗ Aviso de Erro no Área VIP"; const emailBody = `Título: ${pageTitle}\nURL: ${pageURL}\nDescreva detalhes do Erro:`; const emailLink = `mailto:areavip@areavip.com.br?subject=${emailSubject}&body=${encodeURIComponent(emailBody)}`; window.location.href = emailLink; }); } }); <!-- Video prêmio

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024

-->
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas