Portal MSN

MSN

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos

A morte foi confirmada pelo atual presidente do país da América Latina

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Pepe Mujica
Pepe Mujica – Foto: Reprodução

Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, José “Pepe” Mujica, o ex-presidente do Uruguai. Yamandú Orsi, atual presidente do país, foi quem confirmou a morte.

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, postou Orsi no X (ex-Twitter).

De acordo com o site da CNN Brasil, Mujica revelou numa coletiva de imprensa que tinha sido diagnosticado com um tumor no esôfago, em abril de 2024. O ex-presidente também convivia com uma doença autoimune, que afetava seus rins.

+ Carolina Dieckmann e Alexandre Nero gravam cenas de Vale Tudo na praia

Trajetória

Nascido em Montevidéu, capital do Uruguai, em 1935, Pepe Mujica morou na cidade ao longo de toda a sua vida. Ele ingressou na política pelo Partido Nacional, um dos mais tradicionais daquele país.

No Partido, ele foi secretário-geral da Juventude. Mujica também fundou o principal grupo guerrilheiro do Uruguai e chegou a passar mais de uma década preso, além de ter sido torturado pela ditadura.

Décadas depois, chegou ao poder no Uruguai e se tornou um dos presidentes mais populares do país. O político foi quem fez o Uruguai entrar no radar de grandes nações mundiais.

+ Garota do Momento: Lígia grávida?

Lamento

A morte de Pepe Mujica ganhou ampla repercussão pelo mundo. No Brasil, o governo Lula (PT) lamentou a morte do líder político por meio de uma nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores. Confira:

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto ‘Pepe’ Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

Em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.

Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade.”

[postagens_relacionadas tag_excluir_id="12355" quantidade="5"]

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024