
Nessa última segunda-feira (26/10), o escritor e psiquiatra Augusto Cury (Avante) parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela reeleição à Presidência da República. Apesar de reconhecer a vitória do petista, o ex-candidato ao Planalto voltou a criticar a possibilidade de um quarto mandato do veterano.
Augusto Cury parabeniza Lula, mas volta a questionar permanência no poder
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o escritor afirmou que a permanência prolongada de um mesmo político no poder dificulta a renovação de ideias e projetos. No entanto, ressaltou que o resultado das urnas deve ser respeitado.
“Cumprimento o presidente Lula pela vitória e respeito o resultado das urnas. Mantenho minha posição contra a reeleição, porque um quarto mandato dificulta a renovação de ideias, projetos e equipes.“, disse logo a princípio.
++ Médico do Albert Einstein, diz que não atende petistas “vagabundos”
Na sequência, Cury completou: “Mas a regra está vigente e a democracia está acima de tudo.“, afirmou por fim.
🗳️ ELEIÇÕES | Augusto Cury parabeniza Lula, mas critica 4º mandato: “Dificulta renovação” pic.twitter.com/hriHnTndtM
— Metrópoles (@Metropoles) October 26, 2026
Escritor apoiou Flávio Bolsonaro no 2º turno, relembre
Cury, que terminou o primeiro turno na terceira colocação com 2,89% dos votos válidos, apoiou Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. Sua decisão aconteceu no dia 8 de outubro e surpreendeu muita gente. Afinal, o ex-presidenciável havia afirmado, durante a campanha, que não apoiaria nenhum candidato. Na ocasião, o escritor explicou que decidiu dar um voto de confiança no senador depois de uma conversa por videochamada.
++ Flávio Bolsonaro quer anular eleição após derrota para Lula
De acordo com ele, o apoio foi condicionado à assinatura de uma carta pública com oito compromissos, sem envolver a troca de cargos ou vantagens pessoais. Entre as principais exigências aceitas por Flávio estavam: Fim da reeleição presidencial; Medidas de pacificação nacional e um governo livre de perseguições políticas.
Leia também: “Lula não é meu presidente”: Nikolas surta após derrota de Flávio







