
Uma foto que viralizou nas redes, mostrando os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO) e André Fernandes (PL-CE) liderando uma multidão em uma rodovia durante a “caminhada pela liberdade”, na verdade é uma foto forjada por Inteligência Artificial.
Os indícios de falsificação são gritantes: rostos de manifestantes aparecem distorcidos, e os cartazes que carregam exibem frases em inglês e sequências de letras aleatórias sem sentido. O uso de IA foi confirmado por duas ferramentas especializadas. A realidade, capturada em outras imagens do próprio evento, é bem mais modesta: a caminhada reuniu cerca de 100 apoiadores, segundo estimativas.
+ Nikolas Ferreira geme de dor durante caminhada contra prisões do 8 de janeiro


Foto fake de caminhada de Nikolas Ferreira vira polêmica
A foto supostamente falsa foi divulgada em um perfil secundário do deputado federal Nikolas Ferreira no Instagram, criado em novembro de 2022 após sua conta principal sofrer restrições depois de ele divulgar informações falsas sobre auditorias das urnas eletrônicas. A publicação, que teve mais de 700 mil curtidas, criou uma narrativa inflada de apoio.
A “caminhada pela liberdade”, anunciada por Nikolas na segunda-feira (19), pretende percorrer mais de 240 km até Brasília em protesto contra a situação dos presos do 8 de janeiro.
Além dos nomes já citados, o vereador Carlos Bolsonaro já se pronunciou que irá se juntar os políticos na caminhada que deve chegar em Brasília nesta quinta-feira (22).
Nos comentários da publicação, diversos internautas perceberam a inverdade da imagem e deixaram seus comentários sobre o assunto.

Com informações do Estadão*
+ Lula deixa Trump ”no vácuo” após convite para integrar Conselho da Paz
“É inacreditável”, diz Carlos Bolsonaro ao ver pai preso com criminosos perigosos
Nesta quinta-feira (15), Carlos Bolsonaro realizou a primeira visita ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, desde a transferência dele para o 19º Batalhão da… LEIA MAIS!






