Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Lula diz não a plano de Trump e toma decisão estratégica

Lula recusa pacto dos EUA e chama proposta de "camisa de força".

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Lula e Trump. (Fotos: Divulgação/Globo)
Lula e Trump. (Fotos: Divulgação/Globo)

O governo Lula decidiu não aderir à aliança internacional sobre minerais críticos e terras raras anunciada pelos Estados Unidos, sob comando de Donald Trump.

- Continua após o anúncio -

A proposta, que reúne 54 países e a União Europeia, foi apresentada na quarta-feira (4) com o objetivo de criar um bloco comercial para controlar a produção e os preços desses recursos estratégicos, tirando a liderança da China.

+ Jair Bolsonaro é diagnosticado com grave doença e PF toma atitude com ex-presidente

Lula evitou evento de alto nível para sinalizar “não” a Trump

A recusa será tratada no encontro marcado entre os presidentes Lula e Donald Trump, em março, na Casa Branca. O Planalto acredita que a negativa não afetará a relação bilateral. Na avaliação interna, a ideia americana é vista como uma “camisa de força” que visa apenas aos interesses dos EUA.

O sinal de desinteresse já havia sido dado: o Brasil enviou para a reunião preparatória apenas um diplomata de nível operacional, lotado na embaixada em Washington. Uma fonte do governo explicou que a participação foi “mais para ter conhecimento da ideia e acompanhar os discursos sobre o tema”.

- Continua após o anúncio -

Como detentor da segunda maior reserva mundial desses minerais, atrás apenas da China, o Brasil quer dominar todo o ciclo industrial, do processamento à produção de bens de alto valor, evitando ser apenas um fornecedor de matéria-prima.

O plano é negociar bilateralmente com vários parceiros, incluindo União Europeia, China e Índia. O assunto estará na pauta das próximas viagens de Lula à Índia e à Coreia do Sul.

+ Candidatura de Flávio Bolsonaro “frustra” Congresso e abre caminho para a reeleição de Lula

- Continua após o anúncio -

Em jantar, Hugo Motta elogia Janja e Lula toma atitude com o presidente da Câmara

Em um jantar de articulação política com líderes da Câmara nesta quarta-feira (4), o presidente Lula adotou um tom paternal e de apoio… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas