
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem discutir a questão dos minerais críticos e terras raras durante o encontro de ambos, previsto para o mês de março.
De acordo com o site Metrópoles, auxiliares do chefe do Palácio do Planalto disseram que não deve haver tempo hábil para que um acordo sobre o tema seja firmado até a reunião.
+ Escola que homenageou Lula amarga rebaixamento e leva multa de R$ 80 mil
Trump elogia Brasil como parceiro, mas encontro não deve fechar acordo
Também não há expectativa de que o encontro resulte em um pacto formal, inclusive porque o Brasil ainda não possui uma política definida para o setor.
A avaliação de assessores de Lula é de que o encontro pode servir para abrir caminho ao aprofundamento das discussões sobre a exploração desses minerais. O governo americano classificou na semana passada o Brasil como um parceiro “promissor” no campo dos minerais críticos.
“Os Estados Unidos consideram o Brasil um parceiro essencial em minerais críticos, tanto pelas imensas reservas naturais brasileiras desses minerais, quanto pela sofisticação e diversificação da economia do país“, afirmou o secretário assistente de Estado para Assuntos Econômicos, Energéticos e Empresariais dos EUA, Caleb Orr, em uma coletiva de imprensa online.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou no início de fevereiro que a Casa deve analisar ainda neste semestre a criação de um marco legal para exploração de minerais críticos e terras raras no Brasil.
As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos utilizados na produção de componentes de alta tecnologia e que têm extração complexa e custosa. Esses recursos são considerados essenciais para a transição energética e para o desenvolvimento tecnológico.
Planalto ignora reação de evangélicos a desfile em homenagem ao presidente
Enquanto a oposição se mobiliza e parte dos evangélicos repercute a polêmica do Carnaval, o Palácio do Planalto mantém a tranquilidade… LEIA MAIS!






