
Em meio à agenda internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez sobre a controvérsia envolvendo seu nome no Carnaval carioca.
Em declaração a jornalistas neste domingo (22) em Nova Delhi, na Índia, antes de seguir viagem para a Coreia do Sul, o petista manifestou gratidão pela homenagem recebida da Acadêmicos de Niterói, escola que abriu os desfiles do Grupo Especial com um enredo sobre sua trajetória política.
+ Saiba qual foi a reação de Lula com o barraco entre sua filha e Janja no camarote da Sapucaí
“Cabia ao presidente da República aceitar ou não a homenagem e eu aceitei. Assim que retornar ao Brasil, vou visitar a escola de samba para agradecer”, afirmou o chefe do Executivo.
Desfile em homenagem a Lula virou alvo de polêmicas
A participação da agremiação gerou reações imediatas nas redes sociais, principalmente após a repercussão de uma ala intitulada “família em conserva”, alvo de críticas de setores conservadores e lideranças evangélicas. Indagado sobre o episódio, Lula foi enfático ao dizer que não teve qualquer participação no episódio.
“Não fui o carnavalesco, não fui o autor do samba-enredo. Não houve qualquer ingerência”, declarou o presidente, afastando suspeitas de participação do Palácio do Planalto na concepção do desfile.
A Acadêmicos de Niterói estreou na elite do Carnaval fluminense com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, uma narrativa que usou elementos da resistência nordestina para simbolizar a ascensão política do operário metalúrgico. Apesar da visibilidade, a escola amargou o último lugar na competição e retornará à Série Ouro em 2026.
Antes mesmo da passagem pela Sapucaí, o enredo já dividia opiniões e alimentava debates acalorados nas plataformas digitais. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ainda na véspera do desfile, havia emitido nota desmentindo qualquer articulação governamental na construção do enredo.
“Da mesma forma, não houve qualquer ingerência do governo na escolha e no desenvolvimento do enredo citado ou de qualquer outra escola”, diz o comunicado.
Lula com 10 dedos? A verdade por trás do clique polêmico do presidente é revelada
O criador de conteúdo Guga Figueiredo resolveu colocar um ponto-final na polêmica que incendiou as redes sociais nos últimos… LEIA MAIS!






