Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Lula se explica a evangélicos após polêmica da ‘família em conserva’ no Carnaval

Presidente nega participação em enredo polêmico.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/Redes Sociais)
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/Redes Sociais)

Em meio à agenda internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez sobre a controvérsia envolvendo seu nome no Carnaval carioca.

- Continua após o anúncio -

Em declaração a jornalistas neste domingo (22) em Nova Delhi, na Índia, antes de seguir viagem para a Coreia do Sul, o petista manifestou gratidão pela homenagem recebida da Acadêmicos de Niterói, escola que abriu os desfiles do Grupo Especial com um enredo sobre sua trajetória política.

+ Saiba qual foi a reação de Lula com o barraco entre sua filha e Janja no camarote da Sapucaí

Cabia ao presidente da República aceitar ou não a homenagem e eu aceitei. Assim que retornar ao Brasil, vou visitar a escola de samba para agradecer”, afirmou o chefe do Executivo.

Desfile em homenagem a Lula virou alvo de polêmicas

A participação da agremiação gerou reações imediatas nas redes sociais, principalmente após a repercussão de uma ala intitulada “família em conserva”, alvo de críticas de setores conservadores e lideranças evangélicas. Indagado sobre o episódio, Lula foi enfático ao dizer que não teve qualquer participação no episódio.

- Continua após o anúncio -

Não fui o carnavalesco, não fui o autor do samba-enredo. Não houve qualquer ingerência”, declarou o presidente, afastando suspeitas de participação do Palácio do Planalto na concepção do desfile.

A Acadêmicos de Niterói estreou na elite do Carnaval fluminense com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, uma narrativa que usou elementos da resistência nordestina para simbolizar a ascensão política do operário metalúrgico. Apesar da visibilidade, a escola amargou o último lugar na competição e retornará à Série Ouro em 2026.

Antes mesmo da passagem pela Sapucaí, o enredo já dividia opiniões e alimentava debates acalorados nas plataformas digitais. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ainda na véspera do desfile, havia emitido nota desmentindo qualquer articulação governamental na construção do enredo.

- Continua após o anúncio -

Da mesma forma, não houve qualquer ingerência do governo na escolha e no desenvolvimento do enredo citado ou de qualquer outra escola”, diz o comunicado.

Lula com 10 dedos? A verdade por trás do clique polêmico do presidente é revelada

O criador de conteúdo Guga Figueiredo resolveu colocar um ponto-final na polêmica que incendiou as redes sociais nos últimos… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas