
Em um discurso durante a cerimônia pelos 90 anos do salário-mínimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou o valor atual do piso nacional, dizendo ser insuficiente e destacando quem mais sofre com isso.
Lula iniciou suas críticas voltando ao passado: “O valor do salário-mínimo é muito baixo no Brasil. Estamos fazendo apologia à ideia de um presidente da República que, em 1936, criou a possibilidade de se estabelecer um salário que garantisse aos trabalhadores os direitos elementares que todos nós temos direito: a gente morar, ter direito de ir e vir.”
+ Bolsonaro vai para “suíte vip” na Papudinha; confira fotos
Lula fala sobre os mais afetados com salário-mínimo baixo
O presidente foi direto ao apontar o perfil dos mais afetados. “Temos normalmente as mulheres que trabalham de domésticas, que muitas vezes só recebem o salário-mínimo e temos milhões de trabalhadores aposentados que recebem o salário-mínimo. Por que isso? Nas outras categorias organizadas as pessoas não ganham salário-mínimo”, declarou.
“Todos os trabalhadores organizados têm um piso salarial acima do salário-mínimo. Então, normalmente o salário-mínimo fica exclusivamente aos trabalhadores inorganizados e os aposentados”, emendou o mandatário.
Para Lula, a situação é fruto de um descaso histórico das elites com a população de menor renda. “Explico isso porque as pessoas nunca levaram a sério a necessidade de melhorar a vida do povo mais humilde do país. Nunca. Se pegar a história do Brasil, da Proclamação da República até os dias de hoje, vocês vão contar nos dedos os presidentes que se preocuparam em resolver o problema da renda do povo mais humilde”, compartilhou.
Por fim, o chefe do Executivo foi enfático ao sinalizar o caminho para as mudanças: “Vamos ter que continuar trabalhando para aumentar o salário-mínimo”, finalizou.
Nikolas Ferreira faz crítica a Moraes após transferência de Bolsonaro para a Papudinha
Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido para o presídio da Papudinha… LEIA MAIS!






