
O presidente Lula compareceu neste sábado (31) a uma consulta de retorno, apenas 24 horas após passar por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. A avaliação aconteceu na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília.
Segundo o Palácio do Planalto, o chefe do Executivo apresentou uma “evolução satisfatória, com exame oftalmológico dentro do esperado para o período”. O comunicado oficial reforça a boa recuperação.
+ Magno Malta ordena filmagem do cárcere de Bolsonaro e tem visita barrada por Moraes
Lula passa por cirurgia de catarata
O procedimento havia sido realizado na sexta-feira (30), com alta no mesmo dia, e a nota do Planalto já havia informado que a cirurgia ocorreu “sem intercorrências”. A véspera da cirurgia de catarata foi dedicada aos exames pré-operatórios no hospital.
Após deixar a Granja do Torto por volta das 10h50, Lula seguiu para a clínica e, após a consulta, retornou à residência presidencial de campo para passar o fim de semana.
A expectativa é que ele retome sua rotina integral já na segunda-feira (2), quando tem participação confirmada na cerimônia de abertura do ano do Judiciário, no STF.
Não é a primeira experiência de Lula com a correção de catarata. Em 2020, ele passou pelo mesmo procedimento no olho direito. A doença, que opacifica o cristalino, só é resolvida cirurgicamente, geralmente com alta no mesmo dia.
O histórico médico do presidente inclui outros procedimentos realizados desde o final de 2022. Entre eles estão uma cirurgia nas cordas vocais, uma intervenção no quadril, uma correção nas pálpebras e, mais recentemente, em dezembro de 2024, uma drenagem de hematoma na cabeça após uma queda.
Tarcísio dá detalhes de situação de Bolsonaro na cadeia e faz alerta
Após uma visita de duas horas a Jair Bolsonaro na Papudinha, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez um relato otimista… LEIA MAIS!






