
Um levantamento do instituto Meio/Ideia, divulgado nesta quarta-feira (4), revela que o cenário político para 2026 começa quente para Lula.
A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros, representada por 51%, considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece ser reeleito. Na contramão, 47% dos entrevistados defendem a continuidade do atual mandatário no cargo. O restante, 2%, não soube responder.
+ Jair Bolsonaro pode ser expulso das Forças Armadas
Pesquisa mostra que quase metade do país não vota em Lula ‘de jeito nenhum’
Para os analistas do instituto, os números refletem uma divisão sólida no país entre os eleitores que apoiam ou não a continuidade da gestão petista, o que sinaliza uma disputa apertada para o próximo pleito presidencial.
Avaliação pessoal e do governo
A pesquisa também mediu a percepção sobre o desempenho de Lula. A maneira como o presidente lida com o seu trabalho é desaprovada por 51,4% e aprovada por 46,6% da população.
Na avaliação geral do governo, os índices são:
Péssimo: 26%
Ruim: 18,7%
Regular: 19%
Bom: 22,3%
Ótimo: 11,8%
Rejeição em possíveis cenários
Além da avaliação do mandato, o estudo testou a rejeição de potenciais candidatos. Lula lidera o índice de resistência, com 44% dos eleitores afirmando que não votariam nele “de jeito nenhum”. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 34% de rejeição.
Nomes como o ministro Fernando Haddad (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) registram rejeição de 30% e 29,4%, respectivamente.
Como a pesquisa foi feita
O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone em todo o país, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2026.
Em resposta a padre, Nikolas Ferreira defende marcha e faz grave acusação
Em resposta a críticas de um padre, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) usou suas redes sociais para um ataque direto aos… LEIA MAIS!






