Há 26 anos, Informando e Entretendo!
Há 26 anos, Entretendo e Informando!

Presidente interina da Venezuela anuncia anistia histórica

Proposta abrange casos desde 1999, mas exclui assassinatos e tortura.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Delcy Rodríguez (Foto: Agência Brasil)
Delcy Rodríguez (Foto: Agência Brasil)

A Venezuela deu um passo inédito em sua política carcerária. A presidente interina, Delcy Rodríguez, anunciou na sexta-feira (30) um ambicioso projeto de “lei de anistia” que pode beneficiar centenas de detentos no país.

- Continua após o anúncio -

Em discurso no Supremo Tribunal de Justiça, ela afirmou que a medida busca apaziguar os ânimos após anos de tensão.

Magno Malta ordena filmagem do cárcere de Bolsonaro e tem visita barrada por Moraes

Que seja uma lei que sirva para curar as feridas deixadas pelo confronto político, pela violência e pelo extremismo. Que sirva para restaurar a justiça em nosso país e a convivência pacífica entre os venezuelanos“, declarou Rodríguez.

Presidente interina da Venezuela limita anistia

A proposta abrange casos ocorridos desde 1999, mas com uma ressalva importante: ficarão de fora crimes como assassinatos, graves violações de direitos humanos e tráfico de drogas.

- Continua após o anúncio -

Além da anistia, a presidente revelou que o centro de detenção de Helicoide, em Caracas, frequentemente denunciado por maus-tratos – será totalmente reformulado. O local, símbolo de repressão, será transformado em um moderno centro de esportes e serviços sociais para a comunidade.

A medida pode afetar tanto presos atuais quanto ex-detentos que já estão em liberdade condicional, marcando uma tentativa de reconciliação nacional em um país profundamente dividido.

Recentemente, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estar “farta” das interferências dos Estados Unidos. Falando a trabalhadores do setor petrolífero, ela defendeu que o país resolva suas próprias questões internas.

- Continua após o anúncio -

“Já chega de ordens de Washington sobre os políticos na Venezuela”, afirmou Rodríguez, “Deixem que a política venezuelana resolva as nossas diferenças e os nossos conflitos internos. Esta república pagou um preço muito alto por ter de enfrentar as consequências do fascismo e do extremismo no nosso país”, emendou.

Suzane von Richthofen tranca e esconde bens do tio morto após invasão em residência

A disputa envolvendo a herança do tio de Suzane von Richthofen ganhou mais um capítulo. De acordo com apuração de Fábia Oliveira… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas