
A Câmara dos Deputados oficializou, na tarde desta quinta-feira (18/12), a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A medida foi tomada pela Mesa Diretora da Casa, sob a condução do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), e provocou imediata repercussão no cenário político nacional.
+ Diretor do filme sobre Bolsonaro fala pela 1ª vez: “Retrato honesto”
Com a perda do mandato, a vaga passou automaticamente a ser ocupada pelo suplente mais votados do partido e do estado nas eleições de 2022, conforme prevê a legislação eleitoral. A decisão encerra um capítulo turbulento envolvendo o parlamentar e abre espaço para um novo nome no Congresso Nacional.
Quem assume a vaga deixada por Eduardo Bolsonaro
No estado de São Paulo, a cadeira anteriormente ocupada por Eduardo Bolsonaro será assumida por Missionário José Olímpio (PL-SP). O suplente obteve 61.938 votos nas últimas eleições e figurava entre os nomes mais bem posicionados da legenda que não haviam sido eleitos.
José Olímpio é missionário e pastor cristão, com atuação ligada à Igreja Mundial do Poder de Deus. Ele já possui experiência parlamentar, tendo exercido o mandato de deputado federal de forma temporária neste ano, durante um afastamento superior a 120 dias de Eduardo Bolsonaro.
Inclusive, o nome do novo parlamentar já consta como “em exercício” no site oficial da Câmara dos Deputados, confirmando a efetivação imediata da mudança.
Repercussão política e próximos passos
A cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro tende a gerar novos desdobramentos nos bastidores de Brasília, especialmente dentro do Partido Liberal. A expectativa é de que as mudanças influenciem articulações políticas e estratégicas nos próximos meses, em meio a um Congresso cada vez mais atento aos desdobramentos institucionais e eleitorais.
+ Senado aprova projeto que reduz pena de Bolsonaro e condenados do 8/1
Revelado quem deve ser o vice de Flávio Bolsonaro em 2026
A corrida eleitoral de 2026 ganhou um novo e inesperado movimento. A sinalização pública de que está disposto a integrar uma chapa com Flávio Bolsonaro, como vice, veio do… LEIA MAIS!






