
O ataque militar norte-americano contra a Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro segundo Donald Trump, provocou uma divisão entre líderes internacionais neste sábado (3/1).
Enquanto o presidente argentino Javier Milei apoiou a ação, aliados da Venezuela reagiram negativamente, acusando os EUA de terrorismo de Estado.
+ Lula toma medida drástica após ataque dos EUA a Venezuela
Líderes mundiais reagem a ataque militar contra a Venezuela
Milei, da Argentina, usou a rede social X para celebrar o ataque com seu bordão de campanha, escrevendo: “La libertad avanza. Viva la libertad, car4jo.”
LA LIBERTAD AVANZA
VIVA LA LIBERTAD CARAJO https://t.co/1KlsyraWtY— Javier Milei (@JMilei) January 3, 2026
Já o outro lado, a reação foi de imediata condenação. O presidente colombiano Gustavo Petro alertou: “Alerta para o mundo inteiro: atacaram a Venezuela. Estão bombardeando Caracas com mísseis.” e pediu reuniões de emergência da ONU e OEA.
Este es el comunicado oficial del gobierno de Venezuela.
COMUNICADO
REPÚBLICA BOLIVARIANA DE VENEZUELA
La República Bolivariana de Venezuela rechaza, repudia y denuncia ante la comunidad internacional la gravísima agresión militar perpetrada por el Gobierno actual de los…— Gustavo Petro (@petrogustavo) January 3, 2026
O cubano Miguel Díaz-Canel foi ainda mais enfático, condenando o que chamou de “ataque criminoso dos EUA à Venezuela” e “terrorismo de Estado contra o bravo povo venezuelano”.
O Irã, principal aliado de Caracas no Oriente Médio, classificou a ação como “violação flagrante da soberania nacional” e exigiu que o Conselho de Segurança da ONU “aja imediatamente para interromper a agressão ilegal”.
Após anos de acusações, um ataque militar dos EUA capturou Nicolás Maduro. A operação, autorizada por Donald Trump “há alguns dias”, começou às 3h (Brasília) e atingiu Caracas, Miranda, Aragua e La Guaira com explosões e blecautes.
Forças de elite americanas retiraram Maduro e sua esposa do país. A FAA proibiu voos no espaço aéreo venezuelano.
A ação visa levar o líder à justiça nos EUA, onde é acusado de narcoterrorismo. Trump classificou a ação como uma “operação brilhante” e dará detalhes em coletiva.
Trump afirma que Maduro foi capturado e assume autoria de ataques na Venezuela
Venezuela amanheceu sob tensão, neste sábado (3). A capital, Caracas, registrou explosões e sobrevoos de aeronaves, em eventos… LEIA MAIS!






