
Nesta quarta-feira (15), o ministro Luís Roberto Barroso passou mal e foi levado ao hospital em Brasília. Segundo assessores, Barroso está no hospital Sírio Libanês, onde passa por exames. A suspeita é de que o ministro esteja com virose, bastante comum nesse período do ano na capital federal.
De acordo com o jornal Metrópoles, o ministro não tem previsão de alta. Ele participou de um jantar festivo ontem, em sua homenagem, e estava bem. A ida de Barroso ao hospital coincide com o momento em que o decreto de sua aposentadoria foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Lula assina aposentadoria antecipada de Barroso
Uma edição extra do Diário Oficial da União, em que o presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou o ato concedendo a aposentadoria antecipada ao ministro a partir do dia 18 de outubro.
O anúncio da saída de Barroso foi feito na semana passada. Aos 67 anos, o ministro ainda poderia permanecer no STF até completar 75 anos, idade-limite prevista pela Constituição. No final de setembro, Barroso passou a presidência do Supremo ao ministro Edson Fachin.
Ao se despedir do tribunal, Barroso declarou que sentiu “que agora é hora de seguir outros rumos”. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder”, disse.
Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria: “Sinto que é hora de seguir outros rumos”
Com o fim precoce da magistratura de Barroso, abre-se espaço para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça sua terceira indicação ao STF. Anteriormente, já haviam sido indicados e aprovados pelo Senado os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Até o momento, nome como o de Jorge Messias, membro da Igreja Batista e atual advogado-geral da União, está entre os cotados para a vaga no Supremo. Leia mais






