MSN

- Publicidade -

Lula assina aposentadoria antecipada de Barroso

O anúncio da saída do ministro do STF  foi feito na semana passada

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Lula assinou a aposentadoria de Barroso – Antônio Cruz/Agência Brasil

O Palácio do Planalto publicou na noite desta quarta-feira (15) uma edição extra do Diário Oficial da União, em que o presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou o ato concedendo a aposentadoria antecipada ao ministro Luís Roberto Barroso, a partir do dia 18 de outubro.

- Continua após o anúncio -

Barroso permanece como ministro até esta data. O ato foi assinado tanto pelo presidente Lula, como também pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Antes dessa publicação, o ministro Luís Roberto Barroso já tinha falado com o presidente da Suprema Corte, o ministro Edson Fachin, e aguardava apenas a publicação em edição extra do Diário Oficial da União.

Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria: “Sinto que é hora de seguir outros rumos”

- Continua após o anúncio -

Na segunda-feira (13), Barroso assinou o documento que oficializa sua aposentadoria antecipada. De acordo com o requerimento, a aposentadoria passa a valer a partir de sexta-feira (18) e encerra um ciclo de 12 anos do ministro na mais alta Corte do País.

O anúncio da saída de Barroso foi feito na semana passada. Aos 67 anos, o ministro ainda poderia permanecer no STF até completar 75 anos, idade-limite prevista pela Constituição. No final de setembro, Barroso passou a presidência do Supremo ao ministro Edson Fachin.

- Continua após o anúncio -

Ao se despedir do tribunal, Barroso declarou que sentiu “que agora é hora de seguir outros rumos”. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder”, disse.

Famosas fazem campanha para que Lula indique uma mulher ao STF

Com o fim precoce da magistratura de Barroso, abre-se espaço para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça sua terceira indicação ao STF. Anteriormente, já haviam sido indicados e aprovados pelo Senado os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Até o momento, nome como o de Jorge Messias, membro da Igreja Batista e atual advogado-geral da União, está entre os cotados para a vaga no Supremo.

Além dele, também são mencionados Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e Vinícius de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Outro cotado é o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Continue por dentro com a gente:
Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Prêmio Área VIP 2025